Greve Caminhoneiros Ubatuba

Prefeitura de Ubatuba declara situação de emergência

Tamoios News
Foto-PMU

Caraguá também adotou estado de emergência para garantir os serviços públicos essenciais

Diante do impacto e da gravidade dos efeitos decorrentes da paralisação nacional dos caminhoneiros, iniciada no dia 21, que ocasionou o desabastecimento de bens indispensáveis à manutenção de serviços públicos essenciais o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD) assinou na tarde desta segunda-feira, 28, um Decreto declarando situação de emergência no município.

O documento também prevê a criação do Comitê de Gerenciamento de Crise no Gabinete do Prefeito, cuja função é propor e adotar todas as medidas preventivas ou reparadora, administrativas e judiciais visando a manutenção dos serviços públicos essenciais à população ubatubense.

 

Sato, quer garantir serviços essenciais

O órgão é composto pelo prefeito, chefe de gabinete, e pelos secretários municipais das seguintes pastas: Administração, Assuntos Jurídicos, Fazenda, saúde, Segurança Pública e Comunicação.

Foi realizada uma reunião entre representantes das secretarias mais afetadas, juntamente com o Comitê e representantes de empresas, como a Verde Bus, para avaliar a atual situação em que o município se encontra.

Para o prefeito, a medida foi necessária para garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais. “Estamos tomando todas as providências para que os serviços básicos de atendimento à população sejam afetados o mínimo possível. Nossa equipe está trabalhando para encontrar soluções temporárias até que a situação normalize, por isso, contamos com o poio e compreensão dos cidadãos nesse período difícil”, destacou Sato.

A administração ainda esclarece que a medida não foi expedida antes pois a expectativa era normalização da situação em âmbito nacional e o seguimento do curso natural dos serviços e abastecimentos. Como o quadro permanece inalterado, se fez necessária a decretação da situação de emergência no âmbito do município de Ubatuba.

Confira a situação dos Serviços públicos

Até quarta-feira, 30, as escolas municipais e creches funcionam normalmente. Nesta data, a situação será revista, pois será preciso avaliar o abastecimento de gás de cozinha e mantimentos para oferecimento da merenda.

A secretaria de Saúde, em um primeiro momento, estava tendendo somente pacientes da hemodiálise e situações de emergência. Com um abastecimento emergencial, a pasta conseguiu retomar o atendimento aos pacientes oncológicos de quimioterapia e radioterapia.

Para os demais pacientes, exames e cirurgias eletivas, os serviços de transporte ainda estão suspensos. O SAMU permanece com plano emergencial –  a central de regulação está liberando apenas para casos graves emergenciais – a triagem sobre o atendimento ou não da ocorrência mediante acionamento via telefone é feita por uma regulação médica regional, cuja sede é em São Sebastião.

A Verde Bus, empresa de transporte coletivo, continua operando com a frota reduzida, circulando nos horários de domingo e feriados. De acordo com o gerente administrativo, Carlos Araújo, a frota possui combustível para atender à população nestas condições somente até sexta-feira, 01 de junho.

Referente à coleta de lixo, a Sanepav, empresa responsável pelos serviço, voltou a operar nesta segunda-feira, 28, com frota reduzida. Tanto a prestadora de serviço como a Prefeitura solicitam a compreensão e colaboração da comunidade quanto ao armazenamento do lixo.

O presidente interino da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb), Pedro Tuzino, também informou que por questão de segurança, foi suspenso o transporte de material de aterro e extrações. Obras também foram suspensas por falta de logística, material, equipamentos e combustível.

Segundo ele, assim que a situação normalizar e as condições forem recuperadas, os trabalhos serão retomados. Com relação às obras, a previsão é voltar ao normal na próxima segunda-feira, 04. Os serviços administrativos, rotinas e frentes que estão supridas seguem dentro da normalidade.

Festa da Colônia Japonesa

A Festa da Colônia Japonesa foi cancelada em consenso entre a organizadora Associação Nipo Brasileira (Anibra) e a Prefeitura Municipal. A festa estava prevista para o dia 30.

Caraguá também adotou emergência nesta segunda(28)

O prefeito de Caraguá, Aguilar Júnior, também decretou situação de emergência, em virtude da greve dos caminhoneiros e, consequente falta de combustível para frota municipal e demais insumos necessários para o funcionamento dos serviços essenciais no município. O decreto de emergência foi publicado, ontem, domingo, no Diário Oficial do Município.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.