Hotelaria Ilhabela

Carnaval: Em Ilhabela índice de ocupação na rede hoteleira é de 71,5%

Ilhabela se prepara para receber aproximadamente 100 mil turistas para o Carnaval

 O índice de ocupação do setor hoteleiro da cidade é de 71,5% entre 1 a 5 de março, de acordo com a Associação Comercial e Empresarial

O Carnaval é uma das festas tradicionais mais conhecidas em todo o país. Por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, preparou uma grande programação para receber visitantes e moradores para a festividade.

A expectativa é receber aproximadamente 100 mil turistas entre os dias de carnaval. Durante o feriado, 215 mil veículos devem trafegar na Tamoios, segundo a concessionária que administra a rodovia. Condicionada ao fluxo de veículos, deverá ser implantada uma faixa adicional no trecho de Serra (do km 68 ao km 81), que atenderá ao aumento de demanda no sentido do litoral.

O Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A) estima que 32.558 carros, 3.310 motocicletas, 4.905 ciclistas e 41.902 pedestres atravessem o canal entre São Sebastião e Ilhabela, de sexta-feira (1º) a quarta-feira (6). De acordo com o coordenador técnico Operacional, Ibsen Trench Gomes, 7 balsas e 1 catamarã irão operar na travessia.

O índice de ocupação do setor hoteleiro entre 1 a 5 de março atingiu a marca de 71,5%, informa a medição realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), nesta quinta-feira (28). “Não é o ideal, mas comparado ao índice do ano passado (74,4%) não é tão baixo. O que está jogando contra o aumento das reservas nas pousadas e hotéis é a previsão do tempo de chuva. Porém a expectativa é boa e o comércio tem se preparado para receber os turistas, com a qualidade de sempre que Ilhabela oferece”, explica o presidente da ACEI, Rafael Moraes.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo também atribui a baixa do índice a mídia negativa e irresponsável sobre a balneabilidade das praias. Junto com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), a pasta montou uma Comissão Especial de Marketing para desenvolver uma campanha para reanimar a economia da cidade, colocando em foco os principais atrativos de Ilhabela, independente das praias. “A questão da balneabilidade das praias, medida após grandes chuvas, causou danos à imagem da cidade. O trabalho da Secretaria vem sendo feito com planejamento, divulgando Ilhabela nos principais emissores do Brasil e do mundo, para alcançar um turismo perene por vários anos e não somente em uma temporada”, afirma o secretário Ricardo Fazzini.

No último mês, a Prefeitura também montou uma “força tarefa” (Polícia Ambiental, Polícia Militar, secretarias de Meio ambiente, Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Gabinete, Administração, Defesa Civil e Fiscalização), para combater qualquer tipo de lançamento clandestino de fossa e esgoto que possam chegar ao mar, rios e cachoeiras, e assim tentar conter a poluição nas praias de Ilhabela.

Com apenas dois anos, a gestão reafirma o empenho de recuperar o tempo perdido pela falta de grandes investimentos em saneamento há 20 anos. São mais de R$ 160 milhões investidos nesta área. Ações a médio e longo prazos estão em andamento, como projetos de regularização fundiária e implantação de redes de coleta, elevatórias e cinco estações de tratamento de esgoto. “Apesar do sensacionalismo gerado em torno desta questão, a expectativa é que o Carnaval da Vela 2019 seja uma grande festa, aquecendo todo o comércio e, consequentemente, a economia de Ilhabela”, diz o prefeito Márcio Tenório.

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