Esportes Inclusão Social

Caraguá: Paratletas disputam sul-americano de surf adaptado no Rio Grande do Sul

Tamoios News

Os paratletas Marçal Leme (categoria AS2) e Felipe Doria Xus (categoria AS3), disputam o Campeonato Sul–americano de Canoagem no Rio Grande Sul. Os dois paratletas são patrocinados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes.

No final de semana passado, os dois Marçal e Felipe, disputaram o Campeonato Sul-americano de Surf Adaptado, na Argentina. Conquistaram o vice-campeonato em suas categorias. Não satisfeitos com as medalhas de prata já garantidas na bagagem, embarcaram na terça(13) para Torres (RS), onde disputam o Campeonato Sul-americano, desta vez o Sul-Americano Monte Belle de Canoagem Onda, que termina amanhã, domingo(18).

Marçal e Felipe viajam com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba

Marçal sonha em disputar o mundial da categoria no Havaí. Caiçara, hoje com 41 anos, conta que há oito, sofreu um grave acidente de moto, momento em que perdeu a perna esquerda e todos os movimentos de um braço.

“Após este acidente, passei a praticar esporte adaptado e, em 2018, fui destaque nos Jogos Regionais depois de conquistar três medalhas de ouro e uma de bronze. Hoje lidero o Aloha Spirit, maior evento aquático da América Latina no Sup Race 3 km. Tenho muito orgulho de nadar maratonas aquáticas em mar aberto e, além deste vice-campeonato sul-americano, conquistei também duas medalhas de ouro no Paulista de natação”, relatou o atleta.

Felipe Dória Xus, também caiçara, surfista desde criança, hoje aos 40 anos se diz apaixonado pelas ondas. Após também sobreviver a um grave acidente de moto, lutou por sete anos para não amputar sua perna esquerda. Recuperada, mas com uma sequela que impossibilitou continuar a surfar em pé, adaptou-se ao Waveski Surf para continuar a viver em busca das ondas perfeitas e conectado as energias da natureza. “Hoje sou campeão mundial do waveski adaptado, tricampeão brasileiro de Waveski e atual vice-campeão sul-americano de Surf Adaptado”, destaca o paratleta também cheio de orgulho.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.