Caraguatatuba Inclusão Social

Caraguá: Prefeitura incentiva a empregabilidade de pessoas com deficiência

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), recebe currículos de pessoas com deficiência (PcD) que tenham interesse em ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Os interessados devem levar o currículo na Sepedi, das 8 às 17h, localizada na Rua Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira. Atualmente, o setor tem 37 pessoas contratadas e ainda há vagas em aberto.

Como é o caso da auxiliar de escritório, Emilly Rosa Althman, de 18 anos de idade, que atua há sete meses na Associação Comercial de Caraguatatuba. Emilly é uma pessoa com deficiência, com diagnóstico de base de hemiparesia, que compromete o lado esquerdo do seu corpo.

Por meio do acompanhamento da Sepedi, Emilly soube do serviço de empregabilidade para pessoas com deficiência e entregou o currículo. “Um ano depois, após duas tentativas sem sucesso, fui chamada para uma entrevista na Associação Comercial. Uma semana depois estava contratada no meu primeiro emprego. Estou muito feliz e orgulhosa”, relatou a funcionária.

A responsável pelo setor na Sepedi, Ana Canuto, explica que, no currículo não é necessário descrever o tipo de deficiência, mas no ato da contratação, o laudo médico é obrigatório.

“Contratar uma pessoa com deficiência é promover a inclusão. A empresa só tem a ganhar. Para muitas pessoas com deficiência, trabalhar vai além da questão financeira, mas sim, adquirir experiência, interação social, e também trabalhar o emocional, ocupando o tempo”, explica Ana.

As vagas também possuem parceria com o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador. As funções mais procuradas são auxiliar de serviços gerais, administrativo e de nível superior.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.