Inclusão Social Meio Ambiente

Caraguatatuba implanta trilha para pessoas com deficiência e idosos

Idosos e pessoas com deficiência (PcD) terão uma nova oportunidade de lazer acessível no município. Foi inaugurada nesta sexta-feira (30), a “Trilha das Palmeiras”, no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar.

O caminho tem um percurso de um quilômetro ida e volta, em um tempo estimado de uma hora. A trilha leva os visitantes por um trecho de Mata Atlântica preservada e possibilita atividades de educação ambiental e observação de aves, terminando na “Prainha”, uma piscina natural que é outro atrativo do Núcleo.

O percurso foi realizado por idosos e atletas com deficiência (ACD) da equipe de esportes adaptados da Prefeitura de Caraguatatuba. Francisco Carlos Oliveira, de 58 anos, sofreu um acidente em 2011 e teve seus movimentos reduzidos.

Emocionado, Francisco contou a sensação de poder realizar novamente uma trilha. “Foi uma emoção tremenda. Desde o acidente é muito difícil encontrar lugares acessíveis deste jeito. Me dá até um nó na garganta. Vou voltar diversas vezes aqui com minha família. Vai ser divertido”, relatou Oliveira.

A paratleta Débora Ferreira, de 47 anos, apresenta sequelas de lesão medular e ao chegar ao final da trilha relatou que foi como voltar ao tempo. “Eu passei a minha infância neste rio, vivia aqui. Após a lesão não consegui voltar. É muito emocionante saber que terei a oportunidade novamente. Muito obrigada!”, disse.

Participaram da cerimônia cerca de 100 pessoas. Entre eles, o prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior; secretários municipais; o gestor do Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema; o diretor e o gerente do Litoral Norte da Fundação Florestal, Diego Hernandes e Leandro Oliveira, respectivamente, além do representante da Pedreira Massaguaçu, Benedito Nilson Marioto, responsável pela construção da trilha por uma compensação ambiental.

Trilha para pessoas com deficiência. Fotos: Luis Gava/PMC

 

O gestor do Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema, explicou como devem ser agendadas as visitas na Trilha das Palmeiras. “O agendamento é bem simples, podem ser realizadas pelo nosso site ou por telefone. Idosos e PcD são isentos das taxas. E assim, a pessoa escolhe se ela quer realizar a trilha com monitor ou não”, contou.

“Eu estou muito feliz com a inauguração. Me enche de emoção, fazer parte do projeto. É algo que vai ficar sempre na minha memória. Esta é a única trilha do Estado de São Paulo, onde pessoas em cadeiras de rodas poderão entrar na água da cachoeira com as cadeiras anfíbias”, finalizou.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Aguilar Junior, expressou a felicidade de ter na cidade mais um ponto de acessibilidade. “Estou muito feliz com a iniciativa. É sempre bom ter pontos de acessibilidade na cidade, ainda mais uma trilha como está, onde muitos irão aproveitar a fauna e flora da Mata Atlântica. Espero que muitos aproveitem esta trilha. Parabéns a todos”, contou o Prefeito.

O Núcleo está localizado na Rua do Horto Florestal, nº 1200 – Rio do Ouro – Telefone: (12) 3882-5999.

%d blogueiros gostam disto: