Inclusão Social São Sebastião

São Sebastião: Surfe para pessoas autistas terá primeira aula neste sábado(23) em Maresias

Tamoios News

O Projeto Onda Azul realizará a primeira aula do ano no próximo sábado (23/02), na praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, às 9h. O Onda Azul proporciona aulas de surfe para pessoas com transtorno do espectro autista.

As vagas para o Onda Azul ficam abertas durante o ano inteiro. Para participar é preciso se inscrever na Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) ou pelo e-mail: ondaazulsaosebastiao@gmail.com. Quando as vagas forem preenchidas será aberta uma lista de espera. Para fazer a inscrição será necessário preencher um questionário, um termo de responsabilidade, assinar uma autorização para uso de imagem e entregar uma foto 3×4.

São Sebastião é uma das quatro cidades do Brasil a contar com o projeto que foi idealizado e colocado em prática, em 2015, por cinco amigas que viviam em Florianópolis, Santa Catarina. Elas vislumbraram o surfe como ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e interação social, trabalhar aspectos sensoriais utilizando o ambiente da praia, articular ambientes e momentos de interação do autista com a sociedade e, com isso, colaborar para o desenvolvimento psicomotor através da prática esportiva e promover noções de educação ambiental para os autistas, famílias e a comunidade em geral.

A partir de 2017 o Onda Azul passou a ocorrer também em São Sebastião, com a parceria e apoio da prefeitura, do Instituto Gabriel Medina e do Instituto Esporte Educação e da Arte Sup; sempre com realização da Associação Onda Azul.

Uma das coordenadoras do Onda Azul em São Sebastião, Sandra Lamb, comentou sobre a importância dele para o município. “Os objetivos propostos pelo projeto em sua origem tem sido alcançados além do previsto, é visível o desenvolvimento do surfista, a felicidade de todos eles, das famílias e dos voluntários. Agradeço o apoio de todos os nossos colaboradores e do meu parceiro e também coordenador do Onda Azul em São Sebastião, Ubiratan Mourão”, completou Sandra.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.