Investimentos Litoral Norte

EDP investiu R$ 9 milhões no Litoral Norte, entre janeiro e agosto de 2018

Tamoios News

Obras de expansão e modernização do sistema elétrico local, rede inteligente de energia e projetos com a comunidade estão entre os destaques

A EDP, distribuidora de energia elétrica de Caraguatatuba e São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, investiu R$ 9 milhões na região, entre os meses de janeiro e agosto de 2018, com foco na expansão, modernização da rede elétrica, infraestrutura e atendimento ao cliente.

Os recursos de infraestrutura da rede elétrica foram usados para ações como a implantação de 22 quilômetros de cabos de média e baixa tensão com tecnologia que permite maior proteção contra agentes externos, como vegetação, pipas e objetos lançados, principalmente em dias de temporais. Ao todo, entre janeiro e agosto, mais de 90 mil pessoas passaram a ser beneficiadas pelas melhorias.

Destaque também para as redes inteligentes instaladas no bairro Juquehy, em São Sebastião e no bairro Jorgim Mar, em Caraguatatuba. Com a nova tecnologia, mais de 2 mil habitantes estão conectados com uma energia mais segurança e de qualidade, monitorada em tempo real pelo Centro de Operação Integrado (COI) da Companhia.

Além das obras estruturais, a EDP investe em equipamentos que limitam o impacto de eventuais ocorrências, protegendo o sistema e restabelecendo rapidamente o serviço em caso de interrupção no fornecimento.

“Seguimos com a força constante do nosso trabalho para entregar um serviço cada vez mais seguro e confiável nas regiões onde atuamos. Nestes primeiros oito meses do ano, ficamos mais próximos dos nossos clientes, ouvindo as suas necessidades e agindo de acordo com a Cultura EDP, usando Nossa Energia para Cuidar Sempre Melhor“, destaca Marney Antunes, diretor geral da Companhia.

As ações realizadas no período foram planejadas e realizadas para que o sistema elétrico da Distribuidora possa acompanhar o desenvolvimento do Litoral Norte, além de trazer mais confiabilidade e qualidade ao serviço prestado aos consumidores atuais da região.

Relacionamento com o cliente

Além da agência presencial da Distribuidora nos municípios de atuação e do atendimento telefônico gratuito e 24 horas, a EDP também oferece seus serviços pela internet, seguindo a tendência crescente da inclusão digital. Atualmente, são 58 opções de serviços disponibilizados no portal EDP Online (www.edponline.com.br) e 20 oferecidos por meio do aplicativo, compatível com todas as plataformas de tablets e smartphones.

Ações com a comunidade

O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, à valorização da língua portuguesa, ao empreendedorismo e ao voluntariado por meio do esporte, cultura e saúde.

No Litoral Norte, as iniciativas realizadas beneficiam 1,5 mil pessoas diretamente. Destaca-se o apoio ao Núcleo Socioeducativo e Gerando Amanhã, do Instituto Verdescola, que promove a educação de crianças e adolescentes, estimulando a conscientização socioambiental, inclusão cultural e qualificação profissional.  A Empresa também atua ao lado da comunidade, escolas e prefeituras, a partir dos projetos de Eficiência Energética.

Além do estímulo ao uso seguro e racional da energia, a EDP a preservação dos recursos naturais por meio de substituição de equipamentos. No período, foram trocadas quase 8 mil lâmpadas de maior consumo por LED, poupando 432 megawatts-hora (MWh/ano) de energia, o equivalente ao consumo médio anual de mais de 180 famílias.

Com os projetos de Eficiência Energética, entre janeiro e agosto foram investidos R$ 520 mil, na região.

Combate às fraudes de energia

A Companhia atua fortemente no combate às fraudes. A Distribuidora investiu R$ 1,3 milhões no período, com inspeções das equipes especializadas em campo e em projetos de blindagem de medição e de telemedição, que permitam fazer a leitura à distância e disparam alarmes em casos de fraude e defeitos. Foram realizadas 4 mil inspeções em Caraguatatuba e São Sebastião, o que resultou na recuperação de mais de 1,4 mil megawatts-hora (MWh) irregulares, volume suficiente para abastecer um município com 17 mil habitantes, por um mês.

O objetivo dessas ações é prevenir acidentes com as ligações que não atendem aos padrões e normas técnicas, garantindo assim a segurança da população e continuidade do serviço. É importante ressaltar que a fraude de energia é uma prática perigosa, que causa interrupções e instabilidades no fornecimento de todos os clientes e aumenta o valor da fatura de energia para os consumidores regulares.

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