Caraguatatuba Ilhabela Legislativo

Fim do uso de canudos de plástico é aprovado em audiência pública

Tamoios News

Projeto aguarda pareceres de comissões, antes de ser colocado em discussão pelos vereadores

O projeto de Lei, de autoria do vereador Luiz Paladino de Araújo (PSB), que prevê o fim do uso de canudos de plástico no comércio de Ilhabela foi apresentado em audiência pública, nesta quinta(23).

Cerca de sessenta pessoas estiveram presentes na audiência pública, a maioria, ambientalistas, que defendem a iniciativa apresentada pelo vereador.

A audiência, que foi promovida atendendo solicitação do jurídico do legislativo local, contou ainda com as presenças da vice-prefeita, Gracinha; da secretária de Meio Ambiente, Solange Magalhães; e, da secretária de Desenvolvimento Social, Nilce Signorini.

Entre os ambientalistas, fizeram uso da palavra, a bióloga Amanda Fernandes, do Instituto Argonauta; João Malavolta, do Instituto Ecosurf; e, Marco Aurélio, representando o Parque Estadual de Ilhabela.

A bióloga Amanda Fernandes, do Instituto Argonauta, usou a tribuna, para falar da importância do fim do uso de canudos de plástico para o meio ambiente

Foram apresentadas várias alternativas para a substituição dos canudos de plástico, entre elas, o uso de canudos de papel, de trigo, de bambu e até de canudos reutilizáveis de vidro e inox.

Outro assunto avaliado na audiência foi quanto a fiscalização, a partir do momento, em que a lei entrar em vigor; a definição do prazo, que será dado aos comerciantes para se adequarem a legislação; e,  o trabalho de divulgação da nova lei.

O projeto aguarda pareceres das comissões de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; e, Educação. Assim que esses pareceres forem concluídos, o projeto estará pronto para ser colocado em votação.

Se aprovado e sancionado pelo prefeito Márcio Tenório, Ilhabela será a cidade pioneira no estado de São Paulo em proibir o uso de canudos de plástico no comércio.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.