Chuvas Litoral Norte

Abastecimento de água e energia ficam prejudicados na região

Tamoios News
Foto: Leonardo Rodrigues/ TN

Fortes chuvas danificaram equipamentos de tratamento e captação de água nos mananciais; equipes trabalham para normalizar os sistemas de abastecimento

 


As fortes chuvas que atingem o Litoral Norte desde terça-feira (13) afetaram os sistemas que abastecem as cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. Os transtornos acontecem em parte dos municípios. Por conta de alagamentos, falta de energia e captações obstruídas por detritos como galhos e pedras, o abastecimento está prejudicado e a qualidade da água captada dos mananciais também está alterada.

É possível ocorrer baixa pressão no abastecimento e falta de água pontual. A Sabesp pede a compreensão e colaboração da população dessas regiões e recomenda o uso racional da água armazenada nas caixas residenciais.

Em Ubatuba, apenas o bairro Tabatinga, que faz divisa com Caraguatatuba, foi prejudicado por conta do rompimento da adutora de água bruta, que paralisou o tratamento de água do sistema que abastece o bairro.

Em Caraguá, o tratamento de água foi paralisado devido ao rompimento de uma adutora de água bruta, prejudicando o abastecimento nos bairros Capricórnio, Capricórnio II, Capricórnio III, Cocanha-Massaguacu, Delfim Verde-Caprico, Fazendinha, Getuba, Getuba/P.Fazendinha, Jardim do Sol, Massaguaçu, Mococa, Morada do Mar, Morro do Chocolate, Parque Imperial, Parque Patrimônio, Santa Rosa e Verde Mar. Equipes da Sabesp realizam o conserto no local e a previsão é que o tratamento de água seja retomado às 18h desta quinta.

Em São Sebastião, a Estação Elevatória de Água Tratada Itatinga, que faz parte do sistema que abastece a Costa Norte até o Topolândia, foi alagada pela chuva de ontem (14), prejudicando o abastecimento no Centro e nos bairros de Itatinga, Olaria, Topolândia, Varadouro, Vila Amélia. Equipes da companhia já iniciaram a limpeza no local para retomar o funcionamento das bombas. A previsão é que os serviços sejam finalizados nesta tarde de quinta e o abastecimento de forma gradativa.

Na Costa Sul da cidade, a qualidade da água foi prejudicada. Além disso, há também falta de energia. A Sabesp já entrou em contato com a empresa responsável pelo fornecimento de energia da região e enviou um gerador para o local.

Em Ilhabela, a captação da água foi prejudicada pela grande quantidade de detritos que foram carregados pela água da chuva. Além disso, a energia também foi prejudicada por conta da queda de árvores. Os bairros prejudicados são: Água Branca, Armação, Arrozal, Barra Velha, Barreiro, Cantagalo,  Centro, Cocaia, Costa Bela, Engenho D’água, Garapocaia, Green Park, Itaguassu, Itaquanduba, Morro da Cruz, Morro dos Mineiros, Pacuiba, Pereque, Piuva, Ponta Das Canas, Ponta Do Pequeá, Praia do Pinto, Reino, Saco da Capela, Santa Tereza, Siriuba, Toca e Vianna. Equipes da Sabesp já trabalham no local e acionaram a empresa responsável pelo fornecimento de energia.

Casos emergenciais podem ser informados pela Central de Atendimento Telefônico. A ligação para o número 0800-0550 195 é gratuita.

Luz – A EDP São Paulo informa que, devido às fortes chuvas ocorridas ontem (14), em São Sebastião, houve o registro de aumento no volume de ocorrências relacionadas a interrupção de energia, principalmente, por queda de árvores, galhos e objetos sobre a rede elétrica.

Para o atendimento, foram reforçadas as equipes em campo, que trabalharam durante a noite e madrugada. Por conta da dificuldade de acesso e extensão dos danos na rede em algumas localidades, as equipes seguem atuando hoje em ocorrências pontuais.

A EDP São Paulo mantém um canal direto de comunicação com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia. Esses órgãos e a Distribuidora estão trabalhando em conjunto na região.

 

Confira agora algumas dicas de economia de água: 

– Tome banhos mais curtos;
– Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
– Evite lavar o carro – caso seja inevitável, não utilize a mangueira; prefira um balde com água;
– O uso da mangueira também deve ser evitado para lavar a calçada ou o quintal. Dê preferência à vassoura e um balde com água;
– Utilize a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
– Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.