Litoral Norte Notícias

Caraguá e Ubatuba estão entre as 50 que mais geram empregos no Estado

Tamoios News
Foto: Raell Nunes/ TN

Muitas empresas anteciparam as contratações devido às especulações que esta temporada de Verão seria intensa

 

Por Raell Nunes

As cidades de Caraguatatuba e Ubatuba, do Litoral Norte, estão entre as 50 cidades paulistas que obtiveram um desempenho positivo na classificação do Ranking Estadual do Emprego – avaliador do saldo de empregos gerados em 2017.

Na 12ª colocação, disputando com 370 municípios de São Paulo, Caraguatatuba está entre as melhores (270 vagas formais) tanto na região litorânea quanto no Vale do Paraíba – superando São José dos Campos, que aparece na 14ª posição, com 253 vagas preenchidas.

Ubatuba, por sua vez, com 224 empregos garantidos, ficou no 17° lugar da lista estadual. A cidade caiçara ficou acima da vizinha Taubaté que, com 37 cargos distribuídos, ficou na 72ª posição no ranking.

Apesar do resultado positivo, o número de vagas abertas é menor do que o verificado em outubro, quando foram criados mais de 2 mil – melhor saldo para um mês desde fevereiro de 2014, quando a região abriu mais de 4 mil vagas.

A listagem foi elaborada pelo Ministério do Trabalho, com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Os dados do ranking não foram ajustados. Isto é, não contabilizam números entregues fora do prazo pelas empresas.

Verão – O aumento de empregos em outubro e novembro no Litoral Norte se deve a temporada de Verão. Setores como hospedagem, restaurantes, quiosques, sorveterias e bares, aliado a área de lazer e entretenimento, como casas noturnas que envolvem um grande número de pessoas para serviços de promoção, o setor de passeios de escuna e náutico geram muitas vagas.

Segundo a Associação Comercial de Ubatuba (ACIU), as contratações podem subir até 30% nos restaurantes. Já os quiosques podem contratar 10 pessoas a mais para exercer serviços na alta temporada. Estima-se que apenas nos quiosques Ubatuba pode gerar 1,5 mil empregos.

Muitas empresas anteciparam as contratações devido às especulações que esta temporada de Verão seria intensa, com cerca de 3 milhões de visitantes nas quatro cidades do Litoral Norte. A expectativa aumentou mais em razão do movimentado Ano novo, que lotou as praias.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.