Litoral Norte Notícias

Feriado tem sol forte, mas 3 praias estão indevidas para banho na região

Tamoios News
Foto: Raell Nunes/TN

Previsão do tempo é favorável para ir à praia, mas banhistas devem tomar cuidado 

 

Por Raell Nunes

Neste feriado de quarta-feira (15) três praias do Litoral Norte estão impróprias para banho. Em Caraguatatuba há duas: a Prainha e Centro. A outra é em Ubatuba, a Praia do Itaguá. São Sebastião e Ilhabela estão com todas as praias fiscalizadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) liberadas aos banhistas.

O sol promete estar radiante no feriado da proclamação da república, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). A temperatura mínima é de 16°C e a máxima de 28°C em toda a região.

O tempo favorável para ir à praia, quebrar a rotina e aproveitar um lazer em família, deve permanecer até o sábado (18) com temperatura máxima de até 31°C. Já no domingo, a possibilidade de chuva é de 80%.

Relativo às praias, o cenário para este feriado é bem diferente do que foi o de finados. Na ocasião, havia 16 praias inadequadas para banho – sendo que seis eram em Ubatuba, quatro em São Sebastião, quatro também em Ilhabela e duas em Caraguatatuba.

Alerta – O assunto de praias impróprias para banho repercutiu nas redes sociais e na sociedade do Litoral Norte. Alguns chegaram a dizer que esse fator está acontecendo devido à falta de saneamento básico e estrutura ambiental para suprir os cuidados básicos que se deve ter com a natureza.

“Na Praia Fortaleza, em Ubatuba, há vários esgotos que cortam as ruas e ficam perto das praias. Dá até pra ver uns indo pra lá. A cidade é linda e tem um clima muito agradável, mas o ser humano está estragando tudo isso com a ganância e falta de responsabilidade com o meio ambiente”, disse Evanir Coelho, 38, morador da região.

Segundo a Cetesb, corpos d’água contaminados por esgoto doméstico ao atingirem o mar podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários. Conforme esclarece, crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, são as mais suscetíveis a desenvolver doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas.

A Cetesb ainda esclarece a doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite – ocorre numa grande variedade de formas e pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça e febre. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.