Litoral Norte Meio Ambiente

Litoral Norte terá “Mega Operação” de limpeza das praias

Tamoios News

Ação começa dia 13 , na Praia Grande, em Ubatuba, no dia 15 acontece em Caraguá, São Sebastião e Ilhabela. Será a maior ação de limpeza de praias já realizada em  nossa região, envolvendo as prefeituras, escolas, entidades ambientalistas, iates clubes, marinas e um grande número de voluntários

 

A secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba vai comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Praias, amanhã, quinta(13). A concentração para a atividade será às 8h, no posto de bombeiros das Praia Grande, e tem início com uma palestra de orientações sobre cuidados com meio ambiente na praia e no mar e reciclagem de resíduos sólidos.

Praia Grande, em Ubatuba, ação será realizada nesta quina, a partir das 8 horas

O Dia Mundial das Praias é celebrado todos os anos em 15 de setembro. Porém, como a data neste ano cai em um sábado e no meio de um feriado local, a secretaria decidiu antecipar a comemoração, que conta ainda com a participação de alunos da rede municipal.

Além da limpeza da praia, os técnicos da secretaria de Meio Ambiente farão um trabalho dirigido a proprietários de quiosques sobre responsabilidades compartilhadas no correto armazenamento e descarte de resíduos sólidos gerados pela atividade comercial na praia.

Em Caraguá, as inscrições de voluntários para as ações de limpeza das praias, terminam nesta quarta(12). No sábado, dia 15, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá realizar ações em prol do Dia Mundial de Limpeza de Praias em diversos pontos da cidade, de Norte a Sul do município como Porto Novo, Praia das Palmeiras, Indaiá, Centro, Camaroeiro, Martim de Sá, Mococa e Cocanha.

Para participar dos grupos basta se inscrever no link https://tinyurl.com/y8lrdjtm e aguardar o e-mail com a confirmação e informações dos pontos selecionados para a atividade. As inscrições terminam nesta quarta(12).

“Já temos muitas pessoas e instituições inscritas e queremos que esse número cresça ainda mais! É um evento importante principalmente para que possamos trabalhar a conscientização do cuidado com as praias durante todo o ano”, comentou o secretário adjunto da pasta, Robertinho Ferreira.

De acordo com o secretário a ideia é unir as forças do poder público com munícipes voluntários, ONGs e empresas parceiras. “Queremos mensurar esse trabalho, avaliar o tipo de resíduo coletado, quantidade e pontos críticos. É fundamental para direcionar um posterior trabalho de educação ambiental”, explicou.

As atividades serão iniciadas às 8 horas com orientação a respeito de resíduos e fauna marinha. Serão distribuídos kits com coletores, luvas e água. Os participantes devem levar protetor solar, boné ou chapéu.

A ACAJU – Associação Caiçara Juqueriquerê e o Instituto Supereco, com sua equipe e voluntários do Projeto Tecendo as Águas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, também vão participar,  realizando a 18ª edição do mutirão de limpeza, entre a foz do Rio Juqueriquerê e a região central.

A ação visa recolher os resíduos sólidos das praias e manguezais de uma das mais importantes bacias hidrográficas de abastecimento público do litoral norte de SP, a bacia do Rio Juqueriquerê. Com isso, chamar a atenção da comunidade e turistas para a sua responsabilidade na proteção dos oceanos e regiões costeiras e a prática do consumo mais consciente.

Para participar, basta comparecer às 8:00 horas no Quiosque do Alemão (nº 52), na Avenida da Praia, na altura do bairro Porto Novo. Os voluntários receberão instruções de segurança e informações da importância do mutirão, incluindo os impactos que os resíduos causam sobre as águas do Rio Juqueriquerê e a vida em geral. Especialmente a morte dos animais marinhos, a poluição dos berçários do mar e os riscos à saúde da população.

Organizado há quase duas décadas pelo Sr. Pedro Paes, pescador bastante conhecido da região do Juqueriquerê/Porto Novo, o mutirão, que no ano passado reuniu 150 voluntários, complementa a ação desenvolvida pela Prefeitura Caraguatatuba, que coordena outros mutirões nas regiões Central e Norte, além de apoiar também a ACAJU.

A expectativa de Sr Pedro é grande: “Esperamos que muitos voluntários venham nos ajudar, e mais do que isso, que as pessoas percebam os impactos que o lixo causa na natureza. A praia aparentemente é limpa, mas a água é poluída por resíduos que são trazidos na descida do rio. O que mais encontramos na boca da barra são garrafas pet, sacos plásticos, latas de alumínio e resíduos de embalagens. Se todos nos unirmos, com boa vontade, será um grande dia”, finalizou.

Da foz à região central do Rio Juqueriquerê, sete praias, entre elas Porto Novo, Flecheiras, Romance, Palmeiras, Pan Brasil, Indaiá e Centro serão atendidas pelo 18º mutirão de limpeza e com a ajuda de outros parceiros como E.E. Avelino Ferreira, Marina Porto do Rio, Maria Caçula, Líder Águas, Associação Acalento, comércios locais e comunitários.

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participará do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado no próximo sábado (15). O evento, que acontecerá em diversos pontos do município com ações de limpeza das 8h às 12h, conta com o apoio do Parque Estadual de Ilhabela e Yacht Club Ilhabela.

Até o início da tarde desta quarta(12), tinha sido confirmada a limpeza em 30 locais, incluindo duas ilhas(Vitória e Cabras), três córregos, quinze praias e sete trilhas.

Estão previstas ações de limpeza em praias, costeiras, Estrada de Castelhanos, Comunidades Tradicionais, Canal de São Sebastião, córregos e trilhas espalhados pela cidade. Também haverá plantio de árvores nativas na Estrada do Camarão e no Buraco do Morcego, nos bairros Camarão e Senzala, respectivamente.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias acontece em vários países simultaneamente com o objetivo de que os envolvidos despertem a importância da Educação Ambiental e mudem seus hábitos. Segundo a pasta responsável, 150 países já estão mobilizados e 40 milhões de pessoas, em todo o mundo, devem participar da ação.

Ainda de acordo com o Meio Ambiente, os resíduos coletados serão separados, quantificados e encaminhados para o Aterro Sanitário e Centro de Triagem. O evento será aberto ao público que pode procurar pelos coordenadores nos pontos citados, ou entrar em contato com a organização via telefone.

Serviço: Os números para contato são: Secretaria de Meio Ambiente (12) 3896-9200 / Parque Estadual de Ilhabela (12) 3896-2585 / Yacht Club Ilhabela (12) 3896-2300.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.