Litoral Norte Notícias

ONG quer criar Fundo para realizar Operações de Resgate no litoral paulista

Tamoios News
Divulgação

ONG busca recursos para manter operações de busca e salvamento em alto mar

 

Por Leonardo Rodrigues

A Iniciativa Pro Mar (IPM) está em busca de apoio para criar um Fundo que possa assegurar recursos para realização de operações de busca e salvamento de pessoas no mar nas regiões entre Itanhaém e Ilhabela, no litoral do Estado de São Paulo. Para isso, a ONG, que completa três anos de existência no dia 18, está promovendo um crowdfunding –  campanha de financiamento coletivo, que tem como meta de arrecadação R$ 6 mil.

A organização explica que o valor da campanha pode custear até quatro saídas de salvamentos. “Na falta de uma Guarda Costeira, com embarcações, equipamentos e condições para saídas de busca e salvamento de pessoa no mar em águas territoriais brasileiras, a IPM que já realizou operações desta natureza, busca forma de custear tais navegadas em prol da segurança no mar”, conta Guilherme Kodja, que é diretor e um dos fundadores da ONG.

Segundo Guilherme, a IPM optou por promover um campanha de financiamento coletivo pensando nos custos de apenas quatro operações de salvamento, por ter sido esse, o número de buscas feitas durante este ano, e que foram custeadas pela própria ONG. O financiamento coletivo consiste na obtenção de recursos para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.

“Custeamos tudo, desde a manutenção do barco que compramos para usar nas atividades da ONG, um flexboat de 8,3 metros, todo equipado para pesquisa marinha e mergulho, até camisetas, adesivos e custo para aulas e palestras que costumamos ministrar em eventos, faculdades e escolas, para crianças e adultos”, explica Guilherme.

A IPM sempre teve um trabalho voluntário e de prestação de serviços à população, principalmente aquela que utiliza embarcações para longas navegações, operadores de mergulho turístico e pessoas que viajam para as praias do litoral. Há duas formas de ajudar o instituto a crescer. Uma delas é pelo voluntariado que recebe principalmente estudantes universitários de biologia, veterinária e oceanografia. A outra é auxiliando no custeio, por meio de doações no site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/salvamar-ipm.

“Qualquer ajuda é bem vinda. Estamos aberto e lembrando que a ONG sempre presta conta de toda ajuda que recebe. Essas operações de resgate podem durar um dia inteiro no mar, tem um custo alto”, comenta.

Previsão – Executando um serviço de utilidade pública sobre as condições do tempo e do mar, a IPM vai além das previsões certeiras sobre rajadas de vento e ondulações marítimas. A ONG, localizada em Santos, mantém um projeto focado no registro, monitoramento e criação de políticas públicas para proteção da megafauna marinha da costa paulista. O Portal Tamoios News também já consultou diversas vezes a ONG para noticiar a chegada de ventos fortes que pudessem ocasionar mudanças no clima e no tempo.

As condições do mar e avisos de mau tempo são realizadas como um hobbie para o fundador Guilherme Kodja. Ao Tamoios News, ele disse que tudo começou em 2003, quando foi sócio de uma escola de mergulho e, com as constantes navegações, virou uma necessidade. Para que as previsões sejam fiéis ao que realmente vai acontecer, Kodja utiliza sites gratuitos e pagos, assim como serviços de aplicativos em tablet, também com ou sem custos. O mesmo é realizado em modelos diferentes disponíveis para comparação dos resultados.

Para mais informações acesse o site da ONG é http://www.ipromar.org.br, ou a página no Facebook: https://www.facebook.com/ipromar.

3 Comentários

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.