Cidades Litoral Norte

Polícia Federal faz buscas na casa de ex-prefeito

Tamoios News
Foto: Divulgação. Polícia Federal realiza busca e apreensão de documentos na casa de ex-prefeito

Por Ivânio de Abreu

A Polícia federal (PF), Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público (MP) realizou a Operação Torniquete contra desvio de recursos públicos. São 39 mandatos de busca em apreensão em Órgãos Públicos Municipais, Empresas e Residência, realizados na manhã desta quarta-feira (29). Em São Sebastião foram realizados mandatos na casa do ex-prefeito Ernane Primazzi (PSC), ex-secretário de Habitação Roberto dos Santos, Urandi Rocha Leite ex-secretário de administrações e saúde e na prefeitura.

A Operação Torniquete investiga uma organização criminosa responsável pelo desvio de recursos de mais de R$ 100 milhões. As irregularidades teriam sido cometidas entre 2009 e 2016, durante as gestões do ex-prefeito. Segundo investigadores as fraudes envolviam o alto escalão do governo municipal e eram coordenadas pelo então prefeito.

Residência de um dos secretários envolvidos nas irregularidades

Os desvios teriam ocorrido por meio de superfaturamento de serviços, serviços remunerados e não realizados, ou serviços prestados com qualidade ou quantidade inferior à estipulada no contrato. Foram detectados cerca de R$ 400 milhões em contratos públicos suspeitos. De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início em 2016 para apurar denúncias de desvios de recursos públicos repassados pelo Município de São Sebastião ao Hospital de Clínicas de São Sebastião.

Durante a a investigação, além de irregularidades na intervenção havida no Hospital de Clínicas, a PF descobriu “um cenário de corrupção sistêmica, envolvendo secretarias municipais e contratos firmados com diversas empresas prestadoras de serviços”.

Estão envolvidos diretamente na Operação 177 Policiais Federais e 14 Auditores da Controladoria Geral da União. O nome da operação, Torniquete, faz referência ao instrumento utilizado emergencialmente para estancar casos graves de hemorragia. Ação é a maior já realizada no Litoral Norte, o prefeito Felipe Augusto (PSDB), colocou todos os secretários a disposição.

1 Comentário

  • Uma realidade para os corruptos de ontem, um recado para os corruptos de hoje, não pensem que voces vão se safar, a quantidade de gente de bem é muito maior do que gente hipócrita e que se finge de santa, uma hora a casa cai.Dia histórico pra cidade, vai ficar marcado nos anais do municipio

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.