Litoral Norte Verão

Réveillon com ou sem barulho? Região se divide

Tamoios News
Fotos: Luís Gava/PMC

Sons da queima de fogos de artifício durante a Virada do Ano divide Litoral Norte 

 

 

Por Adriana Coutinho

Celebrar a Virada do Ano nas praias do Litoral Norte do Estado pode ser ainda uma experiência com novidades para muitos. O diferencial este ano é que em muitos lugares o show de fogos será em silêncio. Pelo menos para metade da região. O Litoral Norte se divide e a queima de fogos com, ou sem, barulho ainda não é unanimidade entre os municípios.

A cidade de São Sebastião teve que acatar a liminar suspensiva do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e agora, o município volta a permitir fogos de artifício de efeito sonoro. O projeto de vanguarda para a cidade – a exemplo de Curitiba-PR, foi do então vereador Ercílio de Souza (SD), hoje responsável pela nova Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Mas negativa veio por conta de causar abalo econômico para fabricantes e revendedores do material proibido.

Assim, o município ampliou para oito pontos com queimas de fogos espalhados por toda a cidade e os espetáculos pirotécnicos acontecem na Praça do Kitesurfe, na Enseada (Costa Norte); Praia do Arrastão, Rua da Praia, Balneário dos Trabalhadores (Praia Grande), Barequeçaba/Guaecá (Região Central); Maresias e Boiçucanga (Costa Sul).

Na Costa Norte a programação será realizada na praia da Enseada pela primeira vez. Em todos os pontos, a expectativa é de que os shows pirotécnicos tenham, em média, duração de 10 a 20 minutos.

Caraguatatuba também segue na tradição foguetório com estampido para comemorar eventos festivos e competições. Para este ano, um show pirotécnico sonoro com 18 toneladas de fogos promete espetáculo nas praias do Aruan, Porto Novo, Martim de Sá e Massaguaçu.

No Centro tem novidade: os fogos ficarão em balsa ancorada entre a Secretaria de Turismo e o Rio Santo Antônio e promoverá 20 minutos de queima de fogos de artifício.

Silêncio – Mas há aqueles que alegam que a queima de fogos de artifício sem som é um ganho na qualidade de vida para animais, e os moradores. Ilhabela teve aprovação e sanção recente da lei municipal 1204/2017, que proíbe o uso desses artefatos com estampido, com o objetivo de preservar o meio ambiente, abrindo exceção apenas para eventos religiosos e culturais como procissões e congadas. A cidade terá, portanto, shows de fogos luminosos e coloridos sem som, que serão mais uma das atrações da ilha. Ao todo, seis pontos terão fogos à meia-noite para celebrar a chegada do novo ano – Praia Grande, Vila, Portinho, Perequê, Praia do Sino e Veloso.

Ubatuba apresentará fogos silenciosos (apenas com efeitos visuais) que compõem um show com telão de alta definição e à meia-noite, um show pirotécnico de cores e luzes com duração de 10 minutos, no centro, graças à Lei n. 3.913/2016, de autoria do vereador Bibi (PMDB) recentemente regulamentada pelo decreto n. 6775 (19 de dezembro de 2017) que proíbe o uso de fogos de artifícios que causem poluição sonora, como estouros e estampidos. A intenção é evitar prejuízos causados pelos fogos tanto à saúde humana, em especial de crianças, idosos, pessoas com transtornos e outros males, quanto à de animais, bem como reduzir o número de acidentes.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.