Litoral Norte Notícias

Sindicato aponta média de 70% de ocupação na rede hoteleira da região durante feriado prolongado

Tamoios News
Foto: Divulgação

Entidades da categoria de cada cidade do Litoral Norte apresentam avaliações mais otimistas quanto ao Feriadão 

 

Por Leonardo Rodrigues

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela (SinHores) aponta média de 70% de ocupação na rede hoteleira do Litoral Norte durante o feriado prolongado na última semana.

Com atividades e comemorações da Semana da Pátria nos quatro municípios da região, além do clima ensolarado, estimularam o turismo local. Contudo, de acordo com o secretário do SinHores, José Carlos de Souza, apesar de considerar um movimento bom, a ocupação ainda ficou abaixo do esperado.

Segundo ele, o cálculo praticado considera a noite véspera do feriado. “Não contamos a partir de quinta. Não descontamos a noite de quarta para quinta-feira. A expectativa de ocupação considera que o cliente já amanheça no estabelecimento no dia de feriado”, explica ao aponta a média de 70% de ocupação.

Carlos ressalta que o turista que planeja sua viagem com antecedência consegue mais opções de hospedagens e economia. “Quanto mais dias no pacote, o hotel geralmente dá um estímulo no preço da diária para que o cliente possa ficar quatro dias, como na semana passada por exemplo. Quem chegou no dia do feriado, e ficou menos de três dias já encontrou um preço inflacionado na diária”, comenta.

Com 3.200 filiados, o SinHores contabiliza 900 estabelecimentos como meios de hospedagens. Entre hotéis e pousadas, o Litoral Norte dispõem atualmente de 58 mil leitos. O restante dos associados ao sindicato são divididos entre bares, restaurantes, quiosques, entre outros.

Impressões diferentes – A reportagem encontrou nas quatro cidades impressões diferentes e melhores quanto a ocupação nas redes hoteleiras de cada município. A hoteleira Sandra Abril, que está a frente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Caraguatatuba, a cidade teve 100% de ocupação nesse feriadão.

A APHM – Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias aponta média de 98% de ocupação em Maresias, bairro da Costa Sul de São Sebastião. Segundo Niuara Tedesco, vice-presidente da entidade, no dia do feriado, quinta-feira (7), a rede local atingiu ocupação máxima.

O secretário de turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, que também é o presidente do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, avalia que o arquipélago registrou 98% de ocupação na rede hoteleira. “Foi muito boa. Atribuímos isso ao feriado extendido, ao tempo bom, mas principalmente pela ampla exposição de Ilhabela na mídia. Além dos eventos que vem cativando os turistas”, fala Fazzini, ao citar o Ilhabela Sunset como evento considerado sucesso de público.

“ Principalmente no início e no fim do feriado onde colocamos as melhores atrações para propositalmente atrair o público. O que movimentou a Vila em um horário excepcional. O público lotou os restaurantes a noite”, comentou ao se referir aos shows que começava 17h e terminava às 20h.

O presidente do Comtur de Ubatuba, Luiz Bichof, que também é responsável pela Secretaria de Turismo da cidade, foi o único que teve avaliação próxima a do Sinhores. “Em Ubatuba, o feriado trouxe entre 70% a 80% de ocupação na hotelaria”, afirma.

Travessia – Considerando os números informados pela concessionária da Rodovia Tamoios e o Dersa (Departamento Rodoviário SA), responsável pela travessia da balsa, Ilhabela recebeu em torno de 8% dos veículos que desceram para o Litoral Norte no feriado prolongado. No domingo (10), por volta das 12h, o Dersa informou que aproximadamente 10 mil veículos fariam a travessia Ilhabela-São Sebastião, que naquele momento era feita em pouco mais de duas horas, quando operavam as sete balsas do sistema. A concessionária Tamoios estimou, na quarta-feira (6), a passagem de 147 mil veículos em direção à região.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.