Litoral Norte Verão

Vai à praia? Então veja algumas regras

Tamoios News

Por Rael Nunes

 

 

As praias do Litoral Norte são encantadoras e conseguem atrair milhões de turistas na temporada de Verão. Mas será que todos sabem das regras para frequentar a praia?

Primeiro, a praia é pública e é direito de todos desfrutar deste bem natural. Mas se o sol estiver muito quente, os especialistas recomendam colocar óculos escuros, protetor solar, abrir um guarda-sol ou procurar uma sombra – para o bem da sua pele.

O turista ou morador da região deve amar seu animas, porém, precisa saber que os bichinhos são proibidos de entrar na praia, de acordo com o decreto nº 52.388, do Estado de São Paulo. Existem doenças transmitidas através das fezes de cachorros e gatos, por exemplo. (veja mais)

Ficar à beira-mar não tem preço. Aproveite este momento. No entanto, seja responsável. Segundo o decreto paulista, não é permitido preparar churrasco na areia, jogar lixo ou acampar.

A lei federal nº 477/65 alerta que fogueiras são irregulares próximo às áreas de banho. Os vendedores sem licença não podem atuar nas praias e os consumidores devem tomar cuidado ao escolher um produto para comer. O som alto incomoda e é desaprovado – em Ubatuba, o infrator pode pagar até R$ 5 mil em multa.

De acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, seguindo a resolução nº 303/02, não é permitido invadir o Jundu.

É muito legal praticar esportes no Verão. O que não é bacana é perturbar ou colocar em risco outros usuários – então é recomendável escolher um local divertido e apropriado para jogar aquele futebol, vôlei ou frescobol.

“Incomoda um pouco quando há bastante gente na praia e tem gente batendo bola”, aponta Silvio Carlos Souza, 33, turista de Taubaté. “Esporte é legal, mas tem hora e lugar”, completa.

Foi de carro ou moto à praia? Nessa situação, estacione em outro lugar que não seja a areia, pois esta situação pode gerar multa. Já para os que têm um poder aquisitivo maior, os aviões e helicópteros não podem pousar nas imediações do mar (exceto em pontos previamente fixados pelos órgãos competentes).

O Corpo de Bombeiros alerta que se for beber algo alcoólico, não entre na água do mar, as ondas podem te arrastar para o fundo e causar acidentes. O salva-vidas está sempre atento, mas é bom prevenir.

Algumas diversões, se não forem praticadas com responsabilidade, podem ser perigosas. O jetski, por exemplo, tem que navegar a 200 metros da orla – assim como toda embarcação – para não causar acidentes.

“É bonito de ver aqui da areia, mas sei que mais próximo os barcos, e até mesmo as pranchas, podem causar acidentes no pessoal que vai ao mar. Deixo meus filhos na beira d’água”, conta Neide Figueiredo, 38, que veio de São Carlos (SP) para visitar a região.

Enfim, a regra principal é aproveitar o sol e a natureza, tudo em família e com consciência ambiental. Lembre-se: a praia é de todos e para todos, mas devemos respeitar as normas para usufruir dos direitos.

“Sem regras, a praia vira um lugar desordenado e futuramente pode deixar de existir. É preciso respeitar a natureza, relaxar e curtir esse ‘marzão’ de Deus”, opina Evaristo Meirelles, 38, turista que aproveita a praia do Lázaro, em Ubatuba.

4 Comentários

  • concordo em todas as regras !!!! agora o litoral norte está cheio de práticas abusivas tipo : cobrar estacionamento proibir Culer nós quiosque mesmo consumindo trabalhar com preços diferenciados de pgto como dinheiro um valor cartão outro isso é abusivo !!!!!

  • Prainha da Enseada em Ubatuba, é um bando de fente todos os dias fazendo churrasco na prainha, porque não tem fiscalização? A prainha em questão era linda, hoje resto de carvão, comida, latas, fraldas etc…

  • Gostaria de saber onde no texto da lei 477/65 que está previsto proibição de fogueiras próximas a áreas de banho. Li o texto da lei inteiro e não consegui encontrar.
    Grato.

  • Tudo apenas teoria porque na prática não é bem assim, não tem nenhuma fiscalização para coibir os infratores. Turista faz o que quer sem pedir licença.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.