Ilhabela Meio Ambiente

Após proibir canudos, Ilha quer acabar com a utilização de copos de plástico descartáveis

Tamoios News

A Câmara de Ilhabela vota amanhã, o projeto de lei 57/2018, de autoria do vereador Luiz Paladino de Araújo (PSB), que proíbe a utilização dos canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, nos estabelecimentos comerciais da cidade.

O prefeito Márcio Tenório, adiantou ao Tamoios News, que caso o projeto seja aprovado pelos vereadores e tenha aprovação também do setor jurídico da prefeitura, irá sancioná-lo.

Tenório se diz favorável ao projeto e, promete sancioná-lo, assim que for aprovado pelos vereadores

“Sou totalmente favorável. Nossa administração trabalha na questão da sustentabilidade econômica e ambiental”, afirmou Tenório.

Segundo ele, o projeto pode colaborar na geração de renda e emprego, uma vez que as comunidades de Búzios e Vitória, estão desenvolvendo projetos em bambu, inclusive, de canudos, que poderão substituir os canudos de plástico.

Canudos

Segundo a justificativa do vereador, o plástico é considerado o principal depredador dos oceanos, causando enorme dano ao meio ambiente. Os canudos, presentes em abundância nas praias, também são fontes de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico e que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

O texto do projeto considera a proibição para bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares. Os estabelecimentos mencionados terão o prazo de 180 dias para se adaptarem após a lei ser sancionada, caso o projeto venha a ser aprovado.

O projeto foi aprovado em audiência pública promovida pela Câmara e já conta com o parecer das Comissões Permanentes da Câmara.

“Para evitar que os canudinhos continuem a poluir o meio ambiente, especialmente nossos rios, cachoeiras e praias, matando os animais marinhos e causando danos a nossa saúde, é urgente que sejam eliminados ou substituídos por canudos biodegradáveis”, afirmou o vereador autor da lei.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães Alves, foi uma das idealizadoras do projeto, no período em que esteve como vereadora na Câmara local.

Copos de plástico

Segundo Salete, a aprovação do fim do uso do canudo de plástico é apenas o começo para o projeto Lixo Zero em Ilhabela.

Salete, próximo passo é proibir o uso de copos de plástico descartáveis

“Queremos reduzir cada vez mais o uso de descartáveis. A próxima etapa é proibir o uso de copos de plástico”, afirmou.

Salete disse que a prefeitura, nas secretarias e departamentos, vem conscientizado seus servidores, para que evitem o uso de copos plástico.

“Vamos sensibilizar também nossos comerciantes e a nossa comunidade que evitem o uso de material descartável de plástico, para com isso, preservarmos nosso meio ambiente e implantar o programa Lixo Zero na ilha”, contou.

Salete comentou ainda que Ilhabela está saindo na frente ao proibir o uso de canudos de plástico, uma vez, que a cidade- caso o projeto seja aprovado amanhã, será a pioneira no litoral paulista a vetar o uso de canudos deste tipo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.