Meio Ambiente

Caraguá recebe capacitação do Programa Município VerdeAzul

Tamoios News
Talita Fernanda/PMC

Talita Fernanda/PMC

O encontro foi voltado a todas as Secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Nesta sexta-feira (7), o Parque Estadual da Serra do Mar de Caraguá foi sede da capacitação do Programa Município VerdeAzul. O técnico do programa, José Ricardo Lopes, expôs aos representantes das quatro Secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte as principais diretrizes que devem ser seguidas por cada cidade em busca da certificação Município VerdeAzul.

No ranking de 2014, Caraguá ficou em 73º lugar com 85.37 pontos entre outras 610 cidades do Estado. Neste ano, os municípios devem entregar o Relatório de Gestão Ambiental final ao programa até 30 de setembro.

Município VerdeAzul – Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o principal objetivo da ação é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

As metas propostas compõe as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Caraguá

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.