Meio Ambiente São Sebastião

Dersa afirma que agrotóxico encontrado em morro não era da empresa. Polícia vai investigar o caso

Tamoios News

As embalagens de agrotóxicos encontradas no morro entre as praias de Toque Toque Pequeno e Santiago, no domingo, não pertencem a Dersa. Foi o que garantiu a empresa.

Segundo informou a Dersa as embalagens serão encaminhas à Polícia Ambiental, para devidas providências.

A empresa garantiu que o produto é controlado e pode ser rastreado por meio de etiquetas. Através das numerações será possível encontrar os responsáveis pelos galões encontrados no morro da costa sul.

A Dersa informou que utiliza o produto glifosato apenas em pó, conforme previsto em edital e recomendado pela Instrução Normativa IBAMA nº 07/2.012.

A Dersa faz o replantio em várias áreas da região em contrapartida as obras dos contornos da Rodovia dos Tamoios.

Galões

Vários galões do herbicida Glifosato Roundup, considerado um dos mais perigosos para a saúde humana, foram localizados em uma área de replantio na costa sul de São Sebastião.

Nilvan Santana encontrou os galões quando praticava uma trilha, no domingo. Ele fez um vídeo sobre o que viu no morro:

 

Ele passou mal e afirmou que parte da vegetação do morro está queimada, possivelmente, devido ao uso do agrotóxico.

O produto encontrado no morro, entre as praias do Toque Toque Pequeno e Santiago, tem no glifosato seu principal agente ativo, é chamado popularmente no Brasil pelo autoexplicativo nome de Mata-Mato.

É composto de carbono e fósforo absorvido pela folha e transportado para seus pontos de crescimento das plantas de crescimento rápido, inibindo a ação de enzimas que possibilitam sua existência.

Condenado pelos ambientalistas, esse agrotóxico mais usado no mundo é alvo de processos nos EUA e de questionamentos no Brasil.

Uma das suspeitas é de que o produto oferece o risco de provocar câncer e outras doenças, principalmente nos agricultores que usam o herbicida em sua produção.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.