Meio Ambiente

Golfinho é resgatado na praia de Juquehy em São Sebastião

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Espécie foi levada para Centro de Reabilitação do Instituto Argonauta, em Ubatuba

Nesta quinta-feira, 12, um golfinho-cabeça-de-melão (Peponocephala electra) foi encontrado por populares na praia de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, e resgatado pelo Instituto Argonauta, cuja sede fica em Ubatuba , também no litoral norte paulista.

Com aproximadamente 1,60 cm, o animal é um mamífero cetáceo – da família dos delfinídeos – e vive em águas tropicais e subtropicais de todo o mundo.

Segundo a bióloga Carla Beatriz Barbosa, que coordena o programa de monitoramento nas praias, a espécie é uma fêmea jovem e apresentava marcas de rede de pesca em seu corpo. Entretanto, de acordo com ela, não é possível afirmar se a causa do encalhe tenha sido por esse fato.

O golfinho precisou ser levado para o Centro de Reabilitação do Instituto Argonauta para a realização de exames e assim ter um diagnóstico com relação ao caso. “Nossa equipe tentou introduzi-lo de volta ao mar, mas ele não conseguia nadar e voltava”, fala Carla.

Entardecer

Moradores contam que o animal surgiu na praia ao entardecer desta quarta-feira, 11, e acabou encalhando porque demonstrava muito cansaço. Algumas pessoas até tentaram fazer com que ele voltasse para a água, porém, sem sucesso.

Na manhã desta quinta-feira (12), a moradora e bióloga Carla dos Santos Rosário, 33, mas que atualmente reside em Itajaí (SC), esteve onde o golfinho encalhou e realizou os primeiros procedimentos de resgate para ajudar a salvá-lo.

Ela conta que fez um buraco na areia da praia com a ajuda da comunidade para que o animal pudesse descansar, já que parecia bem debilitado, até que o resgate chegasse em Juquehy. Após colocar a espécie no local, os populares se revezaram e jogaram água sobre o golfinho para deixa-lo sempre molhado. “Tivemos todo cuidado para não deixar cair no orifício respiratório”, lembra.

Todo o procedimento ocorreu com a orientação (via telefone) do oceanógrafo e biólogo marinho André Silva Barreto, que ministra aula na Universidade do Vale do Itajaí e também é especialista em mamíferos aquáticos. “O animal estava com escoriações bem profundas na nadadeira dorsal, além de ferimentos na boca”, conta a moradora.

Causas

Uma das possíveis causas do encalhe é o fato de que a fêmea estivesse doente devido a alguma patologia e ter sido capturada por uma rede de pesca, o que pode ter ocasionado o ferimento. Também é possível, segundo relato da moradora, que algum predador natural tenha ferido o golfinho. “Tudo é possibilidade, mas a causa real só depois do diagnóstico do Instituto Argonauta”, afirma Rosário.

A ação de resgate também contou com o apoio do Instituto Florestal.  

Fonte: Assessoria de Comunicação PMSS

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.