Ilhabela Meio Ambiente

Ilhabela: Laudo da Cetesb confirma presença de microalgas no Canal de São Sebastião

Laudos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), enviados à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhabela, confirmam a presença de cianobactérias filamentosas no canal de São Sebastião.

O documento foi entregue ao prefeito, Márcio Tenório, em reunião na sede da pasta, na tarde de hoje (4). “Apesar de ser uma cianobactéria, ela tem pigmentos vermelhos, daí a coloração avermelhada ou marrom quando está em grande quantidade”, diz parte do laudo.

O parecer da Cetesb desmente mais uma falsa notícia de poluição provocada por “rede de esgoto de navio”, divulgada em redes sociais. Desde o início do aparecimento da mancha na água do mar, próxima à Ilha das Cabras, técnicos da secretaria explicaram que a floração ocorre devido ao excesso de nutrientes e logo após chuvas e ventos intensos na costa.

Conhecida como serragem do mar, a microalga que tem nome científico de Tricodesmium erythraeum, pode até causar mortalidade em invertebrados e em peixes quando em grande quantidade.

No final de dezembro, a Capitania dos Portos recolheu amostras da água no canal e encaminho pra análise do Cebimar(Centro de Biologia Marinha), em São Sebastião, ocasião em que, foi constatado que tratava-se de micro-algas e não de esgoto ou poluição lançados por navios que operam na região.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.