Ilhabela Meio Ambiente

Ilhabela: Parque estadual comemora 42 anos com atividades ambientais

Tamoios News

O Parque Estadual de Ilhabela comemora  42 anos de criação no próximo domingo(20) e está oferecendo uma intensa programação para festejar a data.

O Parque Estadual de Ilhabela foi criado em 20 de janeiro de 1977 através do Decreto nº 9.414. Com área de 27.025ha, abrange aproximadamente 85% da ilha de São Sebastião.

O Parque Estadual de Ilhabela caracteriza-se por ser um parque-arquipélago, com uma área de 27.025ha, englobando um total de 12 ilhas, 2 ilhotes e 2 lajes.

Na Ilha de São Sebastião, os limites são definidos por cotas altimétricas que variam de 200m (na região ao longo do canal de São Sebastião), 100m (a partir da Ponta da Sela ao sul e Ponta das Canas ao norte) e a 0m (a medida que se aproxima da Ponta do Boi).

As demais ilhas do arquipélago estão integralmente inseridas nos limites do Parque. Os ecossistemas presentes, tais como a Mata Atlântica, a restinga e os manguezais abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves, muitas delas endêmicas como o rato cururuá e outras em processo de extinção.

O Parque Estadual conta com um conselho consultivo formado desde 2004, no qual reúnem-se representantes de vários segmentos da sociedade, setor público e comunidades caiçaras, para juntos discutirem a gestão e o manejo da UC.

Comemorações

Até domingo, o público poderá participar de caminhada noturna, blitz ambiental/abordagem de educação ambiental, além da exposição com o tema “Por terra ou mar o importante é preservar”. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Confira a programação:

Sexta-feira (18)

Caminhada noturna contemplativa – Sentido Guarita da Estrada Parque

Ponto de encontro: Praça da Mangueira – bairro do Perequê

Horário: 19h

Sábado (19)

Blitz Ambiental/ Abordagem de Educação Ambiental

Local: Estrada Parque de Castelhanos

Horário: Manhã

Domingo (20)

Exposição – Tema: Por terra ou mar o importante é preservar

Local: Centro de Visitantes do Parque Estadual de Ilhabela

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.