Meio Ambiente

Litoral Norte registra presença de baleias na região e ICMBio faz alerta a moradores e turistas

Tamoios News
Julio Cardoso

Julio Cardoso

Baleias foram avistadas em várias praias da região e instituto aponta cuidados que devem ser tomados com a presença desses mamíferos

 

Nos últimos dias vários registros de passagem de baleias ocorreram no Litoral Norte. O mais recente aconteceu em Ilhabela, durante a realização da 43ª Semana Internacional de Vela. Na ocasião, baleias jubartes deram um “show” e dividiram a atenção dos moradores e turistas que acompanhavam as regatas.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre os meses frios de maio a novembro a costa paulista costuma receber estes visitantes. Com picos entre junho e setembro, as baleias visitam em seu processo de migração. Muitas chegam perto da costa e encontram desafios que há tempos não encontravam: um litoral repleto de embarcações, poluição sonora, e artefatos de pesca.

Segundo o ICMBio, a recomendação é evitar se aproximar das baleias com embarcações não autorizadas pelos órgãos gestores. Por lei deve-se manter distância mínima de 500 metros e embarcação com motor desligado.

Além disso, é necessário tomar cuidado com os artefatos de pesca nesta época do ano. Baleias não detectam redes e, caso as encontrem pelo caminho, acabam destruindo o equipamento. Muitas vezes morrem afogadas porque precisariam subir a superfície para respirar oxigênio e não conseguem.

Sempre que avistar ou notificar baleias pela costa, manter distância, reduzir a velocidade e, se possível, desligar o motor da embarcação, e anotar data e local onde encontrou. Comunique sempre que possível os órgãos gestores (esec.tupinambas.sp@icmbio.gov.br)

 

Julio Cardoso

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.