Ilhabela Meio Ambiente

Parque Estadual Ilhabela completa 41 anos de preservação

Tamoios News
Foto: Divulgação

O Parque Estadual Ilhabela (PEIb) completa 41 anos no próximo dia 20. Até sábado (20), serão realizadas atividades comemorativas diversas, como exposições, trilhas, plantio de mudas, contação de histórias, sessão de cinema e até mesmo um bolo de parabéns. As atividades são gratuitas e abertas ao público, basta comparecer aos locais onde estarão acontecendo.

De acordo com a gestora do PEIb, Maria Inez Fazzini, a data festiva é um momento de reflexão sobre a importância da Unidade de Conservação. “Temos o privilégio de proteger a maior mancha de floresta em ilha do país, proporcionando água, belezas e qualidade de vida aos moradores e visitantes do município. Convidamos a todos para conhecer, usufruir e comemorar conosco a existência do Parque Estadual Ilhabela”.

Soprando as velinhas – No Centro de Visitantes do Parque, a partir do dia 18, às 10h, acontece uma exposição de Petrechos de Caça, composta por materiais apreendidos pela equipe de Vigilância e Polícia Ambiental, com o objetivo de conscientizar sobre este crime ambiental. Em outra exposição, o público poderá se encantar com a beleza dos Artesanatos Caiçaras das comunidades da Baia de Castelhanos. No dia 19, às 17h, os “causos”, histórias, curiosidades e modo de vida dos caiçaras serão tema de uma Contação de Histórias para públicos de todas as idades. Nos dias 18 e 19, a partir das 15h, acontecem exibições de clássicos do cinema com a temática ambiental.

No dia 20, às 15h, a autora da pesquisa “ Patrimônio Natural, unidades de conservação e serviços ecossistêmicos”, dra. Sueli Ângelo Furlan estará presente para um um bate-papo na Sede Administrativa do Parque Estadual sobre “A quem pertence o Parque Estadual?”. Às 17 h, na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, moradores, visitantes e funcionários do parque estão convidados para a Festa de Aniversário do Parque Estadual de Ilhabela, com comes e bebes típicos da culinária caiçara, como bolo de peixe seco, tapioca, farofa de banana e, claro, um bolo de aniversário.

Passeios – Entre os passeios comemorativos, no dia 19, será realizada uma atividade de Observação de Aves na trilha da Água Branca, com saída às 8h doCentro de Visitantes. O início está previsto para às 9h, da Guarita de entrada da Estrada Parque de Castelhanos.  Neste mesmo dia, às 17h, os mais aventureiros poderão participar de uma Trilha Noturna e curtir uma paisagem de tirar o fôlego no Mirante do Baepi. A atividade tem início com o plantio de 40 de espécies pioneiras nativas da Mata Atlântica.  O ponto de encontro é na Base Operacional do Parque no Bairro Itaguaçú.

Serviço:
O Centro de Visitantes e a Sede Administrativa do PEIb ficam na Praça Coronel Julião de Moura Negrão n° 115, Vila, Ilhabela. Para mais informações, ligue: (12) 3896-2585/1646.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.