Meio Ambiente São Sebastião

Poluição em córregos preocupa moradores de Maresias. Veja vídeo de poluição no “Córrego do Sirena”

Tamoios News
Empresários, moradores e amigos de Maresias criaram o "Grupo do Bem" para ajudar famílias durante a Covid-19

Um dos córregos de Maresias, na costa sul de São Sebastião, recebeu na manhã desta quarta(30), uma espécie de  “espuma”, que deixou preocupado os moradores do bairro.

Veja vídeo da espuma no Córrego do Sirena:

Os moradores suspeitam que o lançamento de algum tipo de produto nos córregos, que passam por vários trechos de Maresias, onde estão instalados hotéis, pousadas, comércios, condomínios e residências, possa colaborar com a poluição da praia, uma das mais frequentadas do Litoral Norte.

Os moradores enviaram vídeo sobre a espuma que vem atingindo o Córrego do Piranga, também conhecido como “Córrego do Sirena”. É uma espuma, não se sabe ainda a origem dela e nem o risco que pode oferecer ao meio ambiente. O córrego deságua no Rio Maresias e chega até a praia.

Maresias tem vários córregos, formados pelas águas de várias cachoeiras, entre elas, o do Sobaia, que passa pelo bairro do mesmo nome e deságua no Rio Maresias.

Outra cachoeira, a do Sertão de Maresias, também corta todo o bairro e deságua no rio, que desemboca na Barra de Maresias, na praia.

Os moradores alegam que os córregos sofrem constante poluição. O bairro de Maresias não conta com sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Jorge Castro, morador do bairro, suspeita que a espuma lançada nos córregos, pode ser de produtos utilizados em limpezas de hotéis e pousadas que ficam às margens de córregos.

Ele disse que seria importante a Prefeitura fazer uma fiscalização nos córregos, para identificar e autuar os responsáveis pelo lançamento da espuma ou esgoto nesses locais.

Não conseguimos contato com a Regional da Prefeitura, em Maresias, para saber se o setor foi notificado sobre a presença da espuma no Córrego do Sirena, na manhã desta quarta(30). Encaminhamos as informações dos moradores ao secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano. Aguardamos respostas. O Auracy deixou o comando da secretária, ele agora é adjunto. O atual secretário de Meio Ambiente é César Arnaldo Zimmer. A prefeitura não comunicou a troca de comando da secretaria de Meio Ambiente.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.