Meio Ambiente Ubatuba

Ponto para observação de pássaros em Ubatuba atrai turistas do mundo inteiro

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes

“Além das aves, acabamos imergindo na natureza e tendo contato com todo tipo de vida. É sempre uma novidade para passarinheiros do mundo todo”, afirma o guia e estudante de biologia

Por Raell Nunes, de Ubatuba

A Fazenda Angelin Rainforest, localizada no Taquaral, em Ubatuba, é um lugar de 300 alqueires e recebe turistas de várias partes do planeta, porque há pássaros e outras espécies de bichos para observação e estudo.

A área, além de ser propriedade particular de Paul G. Thomsen, também é de preservação ecológica. A administração do lugar alerta os visitantes sobre o risco de encontrar cobras venenosas nas trilhas e cachoeiras.

Todavia, a observação de pássaros é o principal atrativo da Fazenda Agelin. O visitante pode explorar os caminhos, visualizar e ouvir as aves facilmente. O turista, geralmente, leva lentes enormes para fotografar os bichos a distância.

Os passarinhos são voláteis, rápidos e o observador tem que ter muita paciência para ver e registrar a imagem de uma espécie diferenciada. Alguns usam cantos de pássaros gravados no celular para chamar a atenção.

Para o guia de observadores de aves e estudante de biologia, Lucas Ramiro, a reserva natural no Taquaral é repleta de espécies raras. Ele disse que observar os bichos é uma atividade prazerosa e benéfica à alma.

Nas palavras do futuro biólogo, muitos gêneros de passarinhos especiais são encontrados em Ubatuba, tais como: Anambezinho (Lodopleura Pipra), Papa-Moscas-Estrela, (Hemitriccus Furcatus), Tapaculo Pintado (Psilorhamphus Guttatus) e muitos outros.

“Observar aves, ou como apelidamos carinhosamente ‘passarinhar’, é sempre uma atividade prazerosa. Além das aves, acabamos imergindo na natureza e tendo contato com todo tipo de vida. A [Fazenda] Angelim é uma área grande de mata atlântica. É sempre uma novidade para passarinheiros do mundo todo”, acrescentou.

Segundo o Ubatuba Birds, no território do município pode-se observar cerca de 30% das aves brasileiras e 5% de toda avifauna do planeta. Possui, também, 10% das espécies de aves encontradas na América Latina. Mais de 40 gêneros de pássaros só são contemplados nesta região caiçara.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.