Meio Ambiente

Prefeito de Ubatuba é eleito presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte

Tamoios News
Foto: Raell Nunes

Além de Délcio Sato (PSD), o prefeito de Caraguatatuba compõe o CBH como representante do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Por Raell Nunes, de Ubatuba

Nas eleições para a presidência do CBH (Comitê de Bacias Hidrográficas) do Litoral Norte, nesta sexta-feira (24), o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD) foi eleito o presidente e comandará os trabalhos durante o biênio 2017/2019.

No encontro, Sato disse que o Litoral Norte sofreu com as fortes chuvas. Em suas palavras, pode-se constatar uma grande sujeira causada pelo próprio homem. Conforme disse, se as chuvas e os alagamentos aconteceram, com certeza, foi porque houve problemas como loteamentos clandestinos e sujeira nos rios.

“Mas podemos fazer muitas ações para amenizar tudo isso. Precisamos começar, realmente, a transformação ambiental, com uma verdadeira despoluição das nossas bacias e estender para o Litoral Norte. É possível fazer um trabalho educacional para acabar com a poluição dos nossos rios”, acrescentou.

Segundo o prefeito de Ubatuba, existe o Ministério da Integração que disponibiliza verbas nesse sentido. Ele falou em resgatar os recursos financeiros disponibilizados pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Caraguá

Para ser representante do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PMDB), foi o escolhido. Segundo o chefe do Executivo, é preciso preservar rios e mananciais.

“Temos que preservar nossos rios e mananciais, mas temos de nos preocupar também com ocupações irregulares e poluição de nossas praias. Mas outro ponto que é comum a todos os prefeitos da região é a questão da drenagem e, com recursos do FEHIDRO, temos uma oportunidade de solucionar o problema existente nas quatro cidades”, afirmou o prefeito.

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (PMDB), também foi eleito representante do litoral, em conjunto com Aguilar Junior.

O encontro também reuniu personalidades políticas da região, sociedade civil, e o vice-prefeito de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB). A reunião aconteceu no Ubatuba Iate Clube, no Saco da Ribeira.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.