Meio Ambiente São Paulo

SMA lança “Carta do Litoral Paulista para o combate ao lixo no mar”

Tamoios News

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo lançou a “Carta do Litoral Paulista para o combate ao lixo no mar”, um compromisso a ser firmado entre os secretários de meio ambiente do litoral paulista e o governo do Estado, em busca de uma solução para o despejo de petrechos de pesca, plásticos e micro plástico nas áreas costeiras.

O documento foi lançado, recentemente, em um workshop promovido na cidade de Bertioga sobre “Lixo no Mar”. Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Trani, que participou do evento, o workshop representou uma grande integração com os envolvidos e uma importante iniciativa para se chegar a uma proposta de “Política Estadual de Combate ao Lixo Marinho”, a ser apresentada ao futuro governador, João Dória.

Segundo a assessoria de imprensa da SMA, a Carta ainda não foi divulgada pois está no processo de sugestões e críticas. As pessoas interessadas em fazer sugestões podem entrar em contato com a SMA.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Trani, lançou a carta sobre o lixo no mar em Bertioga

“Temos que delinear, por meio de decreto, uma política para capitalizar turismo sustentável no litoral”, afirmou Trani. Segundo ele, o que se busca é uma grande integração com todos os envolvidos, discutindo uma agenda da biodiversidade, da costa marítima, restinga e da fauna marinha, para se encontrar uma solução para os impactos nessas áreas de importante biodiversidade. Ele ainda afirmou a importância de se trabalhar junto aos estados, municípios e buscar novas parcerias produtivas.

Árvore de Natal que usa como enfeite lixo recolhido no mar vira atração turística em Ubatuba. Árvore foi feita pelo Instituto Argonauta e Tamar

Na oportunidade, também anunciou a oficialização de convênio entre a SMA e a Universidade de São Paulo (USP) para revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

A coordenadora do Verão no Clima, que responde também pela Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA, Maria de Lourdes Rocha Freira, anunciou o lançamento do Portal de Educação Ambiental. O Portal é uma iniciativa do Sistema Ambiental Paulista que reunirá, em um mesmo endereço eletrônico, informações e políticas públicas de meio ambiente sobre o setor, resultado de ação articulada entre os diferentes órgãos públicos do sistema que atuam promovendo a educação ambiental no Estado de São Paulo.

Em vista dos alarmantes níveis de poluição no mar, o workshop “Lixo no Mar”, alinhado às diretrizes do projeto Verão no Clima e das Unidades de Conservação Marinhas, teve como principal objetivo dar início a uma construção colaborativa de subsídios para a formulação de política de combate ao lixo marinho no Estado de São Paulo. Esta iniciativa da SMA e CETESB, conta também com a participação conjunta de prefeituras, ONGs, institutos de pesquisa, setor privado, comunidades pesqueiras e agentes que atuam em movimentos de limpeza de resíduos no mar, de forma a reunir conhecimentos e experiências que contribuam no diagnóstico destes impactos e num plano de ação para todo o litoral paulista.

Na ocasião, foi apresentada uma nova ferramenta para unificar a metodologia de coleta e identificação do lixo marinho: a “Plataforma de Dados sobre Lixo nas Áreas Costeiras Paulistas”. A plataforma já está sendo utilizada em caráter experimental por entidades não governamentais e nos mutirões de limpeza que contam com o apoio e participação da sociedade e agora será testada durante os mutirões do Verão no Clima. O objetivo dessa Plataforma será o de concentrar e sistematizar informações sobre os tipos de lixo encontrado a fim de fomentar e embasar políticas públicas específicas.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.