Caraguatatuba Meio Ambiente

Trecho de praia “encolhe” na Martim de Sá, praia mais badalada de Caraguá

Tamoios News

A faixa de areia, no meio da praia Martim de Sá, a mais badalada de Caraguá, surpreendeu moradores, veranistas e turistas, no feriado prolongado.

A faixa de areia existente naquele setor da praia, praticamente “sumiu” no feriado prolongado. Pode ter sido o avanço da maré ou a maré alta, mas de qualquer maneira o mar praticamente “encostou” no quiosque, como mostra bem a foto de Regina Komatsubara, postada domingo(9), às 10 horas da manhã, nas redes sociais.

As oscilações da marés, são bem comuns em nossa região, a correnteza às vezes, avança sobre um determinado trecho da orla e acaba levando a areia para os cantos da praia.

Isso ocorre muito na praia da Mococa, quando o avanço da maré atinge o meio da praia, reduz o trecho de areia, chegando até mesmo, a derrubar árvores e a vegetação.

A publicação gerou vários comentários na página de Regina. Ronaldo Facchini disse que “a natureza tomando aos poucos o que lhe pertence…tempo ao tempo”.

Clerymar Rodrigues se mostrou assustada: Que absurdo!Também não se deve construir tão próximo do mar nem de rios , onde as águas tem que chegar….”

Cris Ghidella também se espantou com o avanço “Minha nossa! Como o mar avançou…

Encaminhamos a foto feita pela Regina Komatsubara para a doutora e pesquisadora Célia Regina de Gouveia Souza, que há muito anos pesquisa a erosão costeira no Litoral Paulista.

“Caramba!! Isso não é normal nessa praia… Tem mais fotos do resto da praia?

A Martim de Sá tem Risco Médio. Precisaria avaliar o que está ocorrendo este ano… Se os indicadores de risco se espalharam mais pela praia”, comentou ela, em e-mail enviado ao Tamoios News.

Segundo a doutora Célia Gouveia, a praia Martim de Sá é considerada de “Risco Médio” no Mapa de Risco à Erosão Costeira. Ela aguarda mais fotos da praia para avaliar o que estaria ocorrendo na Martim de Sá.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.