Meio Ambiente Ubatuba

Ubatuba: Praia do Lázaro tem projeto de conscientização ambiental

Tamoios News

A proposta do projeto é levar a reciclagem para a praia e combater o lixo nos Oceanos.

O Ubatuba Sustentável é uma realização da Ong APPRU e ACIU e  esta acontecendo na Praia do Lázaro, de quinta a domingo, das 9:30h as 17:30h, com uma tenda na praia e equipe uniformizada conscientizando a todos sobre a importância da reciclagem, distribuindo sacolas biodegradáveis, e incentivando para  colocarem os resíduos recicláveis nessas sacolas e depois descartarem nos latões que foram distribuídos aos comércios da orla.

Foram distribuídos cerca de 20 tambores (para receberem os resíduos na areia da praia), devidamente identificados, que estão no comercio da orla e cerca de 09 banners foram instalados nesses pontos de coletas, para orientar quais resíduos são recicláveis.

Esses pontos também receberam bobinas de sacolas biodegradáveis para distribuir aos seus clientes, e orienta-los a colocarem nas sacolas apenas os resíduos recicláveis.

Foram fixadas cerca de 8 faixas nas principais ruas de acesso a praia para informar a todos sobre o projeto e seus objetivos.

Ubatuba, assim como todas as cidades do litoral paulista, não tem áreas de aterros sanitários, e todos os resíduos coletados pela Prefeitura são levados para outra cidade (o conhecido transbordo) e isso custa cerca de 23 milhões ao ano para a cidade de Ubatuba.

A proposta do Ubatuba Sustentável é reciclar o maior volume de resíduos, que invadem as praias no verão e que pode acabar indo para os oceanos, colocando em risco a fauna marinha.

Esses resíduos, chegam através do próprio turista, que traz de sua cidade de origem ou compra em grandes mercados em suas regiões e também vem do comércio local, de ambulantes, além de outras fontes.

O projeto se iniciou no dia 3 de Janeiro e nessas duas  primeiras semanas a equipe com muito esforço, conseguiu mandar para a reciclagem cerca de 21.000 litros de resíduos sólidos separados onde garrafas, canudos, copos, bandejas de isopor, estão entre os materiais reciclados mais encontrados.

Todo esse material coletado na praia vai para um container maior que estão em pontos determinados, então são retirados pela Cooperativa Cocô & Cia que atua no município, na sede da cooperativa onde os cooperados (pessoas carentes, que precisam de apoio), fazem uma triagem e depois enviam para as industrias credenciadas e autorizadas a realizarem a reciclagem.

Segundo a própria cooperativa, os resíduos enviados pelo Ubatuba Sustentavel,  está em ótimas condições para a reciclagem, todos limpos sendo resíduos com um breve tempo de uso, e logo descartados.

Todos os resíduos coletados, são doados a Cooperativa Cocô & Cia, que fica na área do transbordo, que encaminha para as industrias de reciclagens no Vale do Paraiba.

O projeto vai acontecer por mais 2 semanas, podendo ser prorrogado, caso haja o interesse do comércio local, que ajuda na equipe diretamente.

Sempre na temporada é comum (infelizmente) vermos as caçambas das praias transbordando lixo, causando uma péssima impressão para o local, além de atrair ratos e insetos indesejáveis, como também  risco de chuva que levará o lixo  para o oceano.

Mas ao observar bem, é possível notar que cerca de 80% desce lixo é de material reciclável.

Uma coisa ficou bem nítida nessas duas primeiras semanas, foi que é possível separar esses resíduos que invadem as praias no verão, e dar o destino correto.

As caçambas da praia do Lazaro que ficavam transbordando nos finais de tarde, já não estão mais, e a tendência é melhorar cada vez mais conforme o decorrer da campanha e o entendimento por parte de todos, que reciclar é preciso.

Ubatuba conta com cerca de 95 praias no continente e nessa época muitas ficam cheias, e a necessidade de uma politica pública para educar a todos da importância do descarte correto e da reciclagem desses resíduos que acabam indo para o transbordo, e custa muito para o município, quando não são deixados nas praias e poluem o oceano.

O dinheiro gasto nesse transbordo diário não é pouco, pois pagamos por quilo, e na temporada tende a aumentar consideravelmente.

A Ong APPRU, sempre preocupada com a cidade, está se desdobrando para fazer esse projeto, com parceiros locais que acreditaram e continuam acreditando que esse deve ser o caminho, não só para essa época mas para todo o ano.

Uma das maiores dificuldades é a retirada do resíduos coletados, por parte da Prefeitura, que desde as primeiras conversas garantiu que poderíamos contar com ela . (levar os resíduos da praia para a cooperativa).

Temos tido um desgaste muito grande com a Prefeitura por não cumprir o combinado, e todos sabemos a dificuldade que é convencer as pessoas a separem esses resíduos, e se elas notam que ninguém esta retirando, desmotiva a todos.

Segundo Antonio Augusto, o Neto, fundador e criador  da Ong APPRU, que a cerca de 16 anos vem trabalhando de forma voluntaria para convencer a todos sobre a importância de ações na área de saneamento básico do município.

Infelizmente não se  prioriza a reciclagem do lixo, e sim o transbordo, política errada, já que esse dinheiro gasto, poderia ser investido em mais caminhões para a coleta de reciclados, (já que o único caminhão está sempre quebrando) bem como campanhas de orientação à população, entre outras ações necessárias para expandir a prática da reciclagem no município.

Devemos manter nossa maior fonte de renda, (praias), com boa qualidade para receber o tão esperado turista.

Programação Extra:

-Quintas feiras: Presença do Instituto Costa Brasilis.

“Esse lixo é seu?” do Projeto EnTenda o Lixo, fruto do convênio entre o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, da Plastivida e do Instituto Costa Brasilis, estará na praia do Lázaro em parceria com o Projeto Ubatuba Sustentável no dia 24. A ação promove a discussão acerca dos diferentes tipos de resíduo que encontramos nas praias e suas potenciais origens. Por meio do contato com uma coleção de resíduos sólidos retirados do ambiente marinho, previamente limpos, banners com questões norteadoras e fotos sensibilizadoras, os(as) participantes serão estimulados(as) a refletir sobre a problemática e sobre ações que podem contribuir para sua solução.

Sábados a partir das 17:00 – Mutirão de Limpeza.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.