A Dersa se manifestou com relação a ação ajuizada pelo promotor Valério Moreira de Santana pedindo a concessão de liminar que obrigue a empresa Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) e o Estado de São Paulo a reduzir o tempo de espera para a travessia via balsa entre os municípios de São Sebastião e Ilhabela.
O membro do MPSP solicitou ao Judiciário que os responsáveis fiquem obrigados a adotar medidas que diminuam o intervalo de espera para 30 minutos, no período de baixa temporada, e para 90 minutos durante a alta temporada (compreendida entre dezembro e março, feriados e finais de semana).
Para a Promotoria, a liminar deve estabelecer que a Dersa opere com número mínimo de embarcações, a fim de se atender à demanda de usuários. Para caso de descumprimento, foi pedida a fixação de multa no valor de R$ 50 mil por cada infração/dia em que os usuários dispenderem tempo de espera superior ao estabelecido.
A mesma ação pede que a Dersa e o Estado de São Paulo sejam condenados a indenizar a coletividade pelos prejuízos causados, a título de danos morais coletivos, no valor mínimo de R$ 20 milhões.
DERSA
A DERSA informa que está prestando os esclarecimentos necessários aos órgãos de fiscalização. No entanto, a Secretaria de Logística e Transportes (SLT) adianta que sua nova gestão já está trabalhando efetivamente para levar melhorias à Travessia São Sebastião/Ilhabela.
Nesta quarta-feira (16), foi realizado o primeiro teste da lancha que iniciará o novo serviço de pedestres a ser implantado para agilizar a operação das balsas e levar mais conforto aos usuários. O novo serviço ampliará as vagas de veículos nas balsas, no lugar do espaço anteriormente ocupado por pedestres, aumentando assim a capacidade operacional e reduzindo o tempo de espera para o transporte de veículos.
A medida faz parte do plano de ações já iniciado pela SLT para modernizar a operação na Travessia São Sebastião/Ilhabela, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado à população.