Ministério Público São Paulo

Trabalho de inteligência do Gaeco impediu ataques a agências bancárias em Guararema

Tamoios News

Enfrentamento da criminalidade é uma das prioridades estabelecidas pela PGJ para a instituição. No confronto entre policiais e assaltantes, onze bandidos morreram

Um trabalho de inteligência do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo impediu que ataques a agências bancárias na cidade de Guararema tivessem êxito na madrugada desta quinta (4/4). Acionada pelo MPSP, a partir de informações colhidas na região de Sorocaba, a polícia reforçou o efetivo na área em que havia indicação para a ação da organização criminosa, repelindo os ataques.

De acordo com o subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais, Mário Sarrubbo, as investigações do Gaeco prosseguem para que se tenha exata dimensão da organização criminosa. Em entrevista coletiva à imprensa, Sarrubbo preferiu não detalhar a forma de atuação dos promotores de Sorocaba.

O enfrentamento da criminalidade, nas suas diversas modalidades, é uma das prioridades que o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, estabeleceu para a instituição.

Mortes

Subiu para 11 o número de criminosos mortos na tentativa de assalto a duas agências bancárias em Guararema, na região metropolitana de São Paulo, na madrugada. Segunda nota enviada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), até o momento, foram apreendidos sete fuzis, quatro pistolas, sendo duas calibre 12, além de explosivos, coletes balísticos e três veículos – dois deles blindados.

A secretaria informa que 11 criminosos baleados durante o trabalho policial não resistiram aos ferimentos. Um foi preso por equipes do Comando e Operações Especiais (COE). A Superintendência da Polícia Técnico-Científica reforçou as equipes de peritos para atender à ocorrência, que será investigada pela Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil.

Ação 

Segundo a polícia, os criminosos tentavam explodir caixas eletrônicos quando foram surpreendidos por policiais militares. Na tentativa de fuga, os bandidos atiraram contra as equipes policiais. Houve perseguição e troca de tiros em diferentes pontos do município. Parte dos criminosos chegou a fazer reféns em uma residência, mas as vítimas foram libertadas.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), elogiou a atuação dos policiais no episódio. “Quem deve ter vergonha do que faz são os bandidos. Heróis são os policiais militares e civis, que diriamente deixam suas casas para defender vidas e o nosso patrimônio.”

Pelo Twuitter, o presidente Jair Bolsonaro também parabenizou os policiais envolvidos na operação. Por Agência Brasil e MP(SP).

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.