Mundial de Surfe

WSL mantém decisão de interferência de onda por Medina

Medina é eliminado em Portugal. Fotos: WSL

A Liga Mundial de Surfe (WSL) descartou nesta terça(22) realizar uma nova bateria em Peniche, em Portugal, após o protesto do bicampeão mundial Gabriel Medina, eliminado nas oitavas de final da penúltima etapa do Circuito Mundial após interferir em uma onda de Caio Ibelli.

O surfista Gabriel Medina não aceitou a punição por interferência e pediu que a bateria fosse  revisada.

A organização da WSL mostrou que ocorreu realmente a interferência e manteve  os surfistas qualificados para as quartas de final.

A entidade publicou um vídeo em que mostra Caio Ibelli, seu rival na bateria das oitavas de final, sentado na prancha, com a prioridade, enquanto o paulista ainda remava para o pico.

O erro cometido pelo surfista de Maresias, poderá colocar em risco sua liderança no ranking e sua presença nos jogos olímpicos de Tóquio.

Com a eliminação, Medina poderá ser ultrapassado no ranking e ficar em quarto lugar, caso os surfistas Filipe Toledo(2º colocado no ranking), o sul-africano Jordy Smith (3º) e o também brasileiro Ítalo Ferreira (4º) forem bem na etapa de Portugal.

Erro

Medina disputava as oitavas com o compatriota Caio Ibelli e liderava a bateria, quando teria ocorrido a interferência.

Na água, os dois surfistas esperavam a definição da prioridade( que define quem tem direito de surfar determinada onda no momento). Na areia, uma placa mostra as cores da camiseta de cada competidor e quem tem a prioridade na onda.

Medina teria se confundido- ele garante que a prioridade da onda era sua e saiu para disputar uma onda junto com Ibelli. O surfista de Maresias foi punido pela interferência e perdeu uma de suas notas. Isso fez com que ele perdesse a bateria e fosse eliminado nas oitavas.

Quartas de final

Jordy Smith (África do Sul) x Kolohe Andino (EUA)

Filipe Toledo (Brasil) x Kanoa Igarashi (Japão)

Caio Ibelli (Brasil) x Peterson Crisanto (Brasil)

 Italo Ferreira (Brasil) x Jack Freestone (Austrália)

 

Ranking antes da etapa de Peniche

1 – Gabriel Medina (48,015)

2 – Filipe Toledo (45,730)

3 – Jordy Smith (43,515)

4 – Ítalo Ferreira (42,400)