Caraguatatuba Cidades Notícias

Ação ambiental retira 60 quilos de lixo da Ilha do Tamanduá

Tamoios News
Foto: Divulgação/PMC

Uma equipe de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma ação de limpeza na Ilha do Tamanduá. O grupo foi verificar a denúncia de acampamento ilegal, não constatado, mas diante da sujeira, surgiu a iniciativa de promover a retirada do lixo.

Em pouco menos de meio período, foram recolhidos cerca de 60 quilos de lixo formado por plástico, PET, isopor, cordas, redes de pesca e que estavam na praia, na grama e na costeira. Mais uma vez, a ação contou com apoio do morador ilhéu Pedro Moliterno.

“Queremos pedir a colaboração dos visitantes que seguem até a ilha para que levem uma sacola plástica e antes de irem embora recolham o lixo e levem de volta para o continente”, pede o secretário de Urbanismo Wilber Cardozo.

A Ilha do Tamanduá é um dos principais pontos turísticos de Caraguatatuba, ótimo para passar o dia, nadar, curtir a praia. Mas é importante destacar que fazer churrasco é proibido por lei.

Na semana anterior, o grupo fez a colocação de placas informando sobre essa proibição, para não deixar lixo e a proibição de acampamento selvagem.

“Conhecer essa riqueza natural que temos em Caraguatatuba é muito válido, mas precisamos preservá-las e seguir o que determinam as leis municipais”, reforça Cardozo.

Com base no artigo 243 da Lei Municipal 1.144/80 (Código de Posturas), não é permitida a instalação de qualquer dispositivo fixo na praia para abrigo ou qualquer outro fim. Casos de denúncias podem ser feitas pelo Canal 156.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba