Cidades Notícias Ubatuba

Administração está empenhada em implantar a coleta seletiva em Ubatuba, garante secretário

Tamoios News
Lixeira na praia Grande, em Ubatuba.

O Plano de Governo da Prefeita de Ubatuba Flávia Pascoal menciona como meta a ampliação da coleta seletiva de materiais recicláveis no município. Segundo o Plano, entre as metas da gestão até 2024 estão: implementar a coleta seletiva de lixo e incentivar a criação de cooperativa de recicladores; implantar um programa de reciclagem do coco, alumínio, vidro e sobras de peixe; e fortalecer a rede de cooperativas em reciclagem. Sobre o tema, o portal Tamoios News conversou com o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, Sylvio Bohn.

Foto: PMU

Segundo o secretário, hoje a administração está empenhada em implantar efetivamente o serviço de coleta seletiva na cidade. “A gente quer ter um serviço que atenda a todo o município, que passe por todas as ruas”, afirmou.  

Atualmente, a prefeitura não oferece o serviço de coleta seletiva. A previsão, segundo Sylvio, é que o serviço seja exigido da empresa que vencer a próxima licitação para coleta dos resíduos domésticos. 

“O contrato com a empresa que presta o serviço de coleta de lixo doméstico venceu, foi aditado e está em processo de licitação de nova contratação. Então pretende-se mudar e incluir no novo serviço também a coleta seletiva, porque o que tinha no contrato anterior era de limpeza urbana e coleta do lixo doméstico, não falava de coleta seletiva”, explicou.

O município conta atualmente com iniciativas pontuais que trabalham com materiais recicláveis, como por exemplo a cooperativa Coco e Cia, além de algumas empresas. “Tem, mas não é um índice que a gente espera. Precisa melhorar muito”, reconheceu Sylvio.