Notícias São Sebastião

Água despejada em córrego por Estação de Tratamento causa mau cheiro em Barequeçaba

Tamoios News
Foto: Ivânio de Abreu/TN. Tubulação despeja água da Estaçaõ de Tratamento no córrego e moradores reclamam de mau cheiro

Por Ivânio de Abreu

 

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é questionada por moradores de Barequeçaba, região central de São Sebastião, sobre a água despejada na praia pela Estação de Tratamento. A tubulação deságua no córrego na Rua Evaristo da Veiga e acaba no local de diversão dos banhistas.

Em grupos nas redes sociais o assunto é tratado por moradores que procuram solução para o forte cheiro e a coloração escura que sai da tubulação. Segundo os relatos o tema não é recente. Durante o mesmo período do ano, na Temporada de Verão em 2017, fotos foram postadas retratando o assunto.

“O cheiro forte e a água suja que falam que é tratada continuam da mesma forma. Descaso com os banhistas que ficam desse lado da praia. Nem uma simples ponte tem aqui. Quem quiser andar pela praia é obrigado a pisar no esgoto”, ressalta Fabio Ramos, 41 anos, morador do bairro há seis anos.

Córrego tem como destino o mar da Praia de Barequeçaba

Ramos acredita que durante o Verão o problema tende a piorar. “Eu acredito que com o aumento no fluxo de pessoas, a Sabesp fica saturada e não consegue tratar toda a água despejada. Por isso que fica esse cheiro horrível e a cor da água bem mais escura”, diz o morador.

Eliara Souza, residente no bairro há pelo menos 20 anos, relata com tristeza o fato. “Infelizmente a Sabesp sempre alega que o esgoto é tratado, mas não é isso que vemos. Meu filho e vizinhos pegaram micose. Amo esse lugar e vejo que a Sabesp não se importa com os moradores e turistas”.

A Sabesp informa que sobre a Estação de Tratamento na Praia de Barequeçaba, a água lançada obedece aos parâmetros da legislação vigente. A empresa considera a possibilidade que lançamentos clandestinos de efluentes com características de esgotos podem ser uma das causas do cheiro e da coloração no córrego da Rua Evaristo da Veiga.

Quem quiser andar pela praia é obrigado a pisar no esgoto”, relata Fabio Ramos, 41 anos

2 Comentários

  • Estou horrorizada com o mal cheiro desta praia!!!!!
    Não tenho coragem de apresentar ela pra NINGUÉM!!!!!
    QUE ABSURDOOOOOOO UM LUGAR TÃO LINDO E ACONCHEGANTE COM ESSE CHEIRO HORRÍVEL!!!!
    Cadê as medidas cabíveis para melhorar essa situação!!!!!

  • Praia lindíssima, mais o descaso das autoridades acaba com a beleza do lugar, esgoto sendo despejado a céu aberto!!!
    Cadê o poder público para resolver a situação?

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.