Notícias São Sebastião

Ministros autorizam exploração turística no Arquipélago de Alcatrazes

Tamoios News
Foto: Ivânio de Abreu. O Ministro da Defesa, Raul Jungman durante assinatura da portaria que libera as novas atividades em Alcatrazes

 

Por Ivânio de Abreu

O Arquipélago de alcatrazes, a 45 km do Porto de São Sebastião, passa a fazer parte da rota de exploração turística a partir de 2018. A portaria de autorização para visitação pública foi assinada nessa quarta-feira (13), pelos ministros do Meio Ambiente Sarney Filho, e da Defesa, Raul Jungman, na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Apesar da assinatura da portaria, as visitas só ocorrerão no inicio do próximo ano para atividades de mergulho recreativo e passeios embarcados para observação da fauna. No entanto, embarcações de recreio apenas poderão navegar no entorno de Alcatrazes com autorização do ICMBio ( Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ).

Thaís Farias Rodrigues, a coordenadora de Uso Público – Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Alcatrazes, explica ainda que a quantidade deverá ser limitada a 10 barcos em cada extremidade do arquipélago.

Segundo Ricardo Soavisnki presidente do ICMBio, são 324 unidades de conservação que estão sobre a gestão do Instituto em todo o País,isso representa quase 80 milhões de hectares que estão presentes em todos os biomas do vasto Brasil.

“Cada unidade tem uma especificidade algumas podem ter turismo, como é o caso de Alcatrazes, e outras podem ser para produção de madeira, extrativismo, os parques podem ter visitação e outras que são somente para pesquisas. O que se quer não é a visitação por si só, não é simplesmente visitar, mas sensibilizar através do contato direto com o eco sistema. O objetivo é utilizar a visitação como uma estratégia de conservação, gerando renda, benefícios a comunidade, as empresas locais, gerando bem estar e conexão com a natureza”.

Sarney Filho falou sobre a importância da participação da sociedade na defesa da biodiversidade

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho avalia que através da autorização não haverá riscos para a preservação da Biodiversidade da localidade. “Com o Núcleo de Gestão Integrada do arquipélago de alcatrazes, do qual também fazem parte a Estação Ecológica Tupinambás, demos um grande passo para  preservar esse Ecossistema com seu patrimônio natural, histórico e cultural”.

Para Sarney, o plano de manejo para abrir a área ambiental foi bem executado, pelo fato, de ter ocorrido em dez meses. “Através desse plano, se abre a visitação ordenada, fiscalizada, e é exatamente isso que nós  queremos. O esquema foi executado em tempo recorde e desta forma pretendemos que tudo isso seja um sucesso. Uma unidade de conservação, deve ser ajudada, precisa ser frequentada, porque quem conhece preserva”, completou o ministro.

Já para o ministro da Defesa, Jungman, a ação representa uma parceria entre a Defesa que cuida da soberania nacional e o Meio Ambiente. “Esse ato em si, reveste de uma simbologia muito maior, porque hoje nos estamos a viver uma grande mudança, que é exatamente a relação do homem com a natureza”.

Raul Jungman fala sobre a necessidade de defender a natureza

Segundo o prefeito sebastianense, o arquipélago de Alcatrazes é um dos maiores patrimônios ambientais do país. O que leva Felipe Augusto a considerar como “Fernando de Noronha da região Sudeste”.

“O arquipélago vai proporcionar o turismo em baixa temporada e entre a temporada de verão, gerando assim emprego e renda a partir da ampliação das possibilidades turísticas”.

O instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) renomeou o local para Refúgio dos Alcatrazes e a área da Ilha representa 4.500 estádios do Maracanã (Estádio de Futebol, localizado no Centro do Estado do Rio Janeiro), ou seja, 674.792.900 m².

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.