Litoral Norte Notícias

Capitão de Fragata preside última cerimônia como Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião

Tamoios News
Fotos: Leonardo Rodrigues/TN

Solenidade em celebração alusiva ao Dia do Marinheiro foi realizada nesta terça-feira (12)  

 

Por Leonardo Rodrigues

O Capitão de Fragata, Luís Antonio Anídio Moreira presidiu sua última cerimonia como Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião na manhã desta terceira-feira (12). A ocasião celebrou o Dia do Marinheiro e contou com a presença de personalidades civis, autoridades e militares, que receberam medalhas e reconhecimento por contribuir na divulgação e no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

Durante a solenidade os convidados foram informados que no dia 25 de Janeiro, o capitão Anídio passará as responsabilidades do posto em São Sebastião ao capitão Wagner Goulart. “O período aqui em São Sebastião foi intenso, mas muito profícuo. Cada um que passa deixa seu tijolinho e assim, seguimos avançando”, considera o comandante.

Como Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, o capitão contabiliza a melhora nas embarcações, na produção de documentos e nas ações de Verão, como a criação de um quarto ponto de trabalho da Marinha em fiscalização durante a Temporada, para monitorar as atividades de recreio próximas às represas Igarata. Além disso, há ainda os trabalhos em parcerias com as Prefeituras de Ilhabela e São Sebastião.

O capitão Anídio revela que há tratativas de firmar convênio com a Administração Municipal de Ilhabela para abrir acesso ao Farol da Ponta do Boi. “Trata-se de uma jóia da arquitetura. A parceria com a Prefeitura irá permitir o restauro, e liberar o acesso por trilha, aeronave, ou por embarcação”, conta. Outra novidade é a possibilidade de estabelecer fiscais municipais para o Verão.

Em São Sebastião, os esforços em conjunto são para a construção de uma nova sede da Marinha do Brasil, com saída para o mar. A estrutura atual da Marinha deve ser repassada ao município, que passará por uma revitalização. A nova sede deve ser localizada próxima ao Porto de São Sebastião e os novos bolsões de embarque e desembarque das Balsas. “Já foi firmado um protocolo de interesse, e acredito ser um projeto a médio prazo. Tem tudo para dar certo. Vou estar acompanhado mesmo de longe”, avisa.

A solenidade incluiu a entrega de comendas da Ordem dos Veleiros da Escola Naval, e de medalhas aos vencedores do Concurso Cisne Branco, que premiou as melhores redações de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de escolas de Caraguatatuba e Ilhabela. O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório também foi agraciado com a medalha “Amigo da Marinha”, já que na cerimônia de entrega em novembro, o chefe do Executivo ilhéu não pode comparecer.

A cerimônia realizada na Capitania dos Portos em São Sebastião contou também com a participação dos Escoteiros do Mar Guaravita e da Banda Municipal de São Sebastião.
História – O Dia do Marinheiro foi criado em 1925 pelo Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino Faria de Alencar, em homenagem ao Patrono da Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, que foi, indiscutivelmente, figura destacada no Brasil, durante o Império.

A Medalha Mérito Tamandaré foi criada pelo Decreto nº 42.111 de 20 de agosto de 1957, e é destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços às tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.