Caraguatatuba Cidades Notícias

Caraguatatuba está em estado de alerta para infestação de dengue

Tamoios News
Foto: PMC

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), obteve o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município, realizada no mês passado pelos agentes de controle da dengue.

O resultado apontou que o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti é de 1,7%, que indica um estado de alerta. Ao todo, foram visitados 2.155 imóveis.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.

Segundo o coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes, o nível de infestação no Jetuba, região norte, foi o que mais chamou a atenção das equipes. Nesse bairro a ADL chegou a 3,06%. “Diante desse quadro, iremos concentrar e as atividades de combate visitando casa por casa desse local”.

Além do Jetuba, o CCZ realiza ações e atividade de combate à dengue com a nebulização no Casa Branca e bloqueio mecânico, que inclui a eliminação de criadouros do mosquito, no Massaguaçu. Ambos os bairros estão localizados na região norte de Caraguatatuba.

Para Ricardo, toda a população pode e deve fazer a sua parte para combater a dengue. “As pessoas podem fazer vistorias semanais em seus imóveis para eliminar os criadouros; isso contribui para o nosso trabalho”.

Outra ferramenta no combate à dengue é o ‘156 Caraguatatuba’. Ricardo explicou que através dele “o morador poderá fazer denúncias de locais que tenham possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti”.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba registrou, até esta quinta-feira (6), 17 casos confirmados de dengue.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba