Caraguatatuba Cidades Notícias

Caraguatatuba inicia Plano Preventivo de Ressaca da Defesa Civil

Foto: PMC

Tão importante quanto o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), teve início neste mês o Plano Preventivo de Ressaca da Defesa Civil (PPRDC).

Ele foi criado em função do aumento do número, da frequência e da magnitude de eventos meteorológico-oceanográficos extremos, como ressacas do mar e as marés altas anômalas, assim como o período chuvoso previsto para os próximos meses, com possibilidade de eventuais riscos à população fixa e flutuante do município, e a necessidade de serem tomadas medidas preventivas pela Administração Municipal.

O PPRDC ocorre de 1º de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021 e, conforme o decreto municipal 1.366, será operado segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – Casa Militar do Estado de São Paulo (CEPDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, bem como pela mitigação de riscos através da remoção das pessoas residentes ou instaladas nessas áreas e abrigo das famílias que se encontrem ameaçadas, além de especial atenção às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações, devido às ressacas e maré alta.

Todas as instituições afins, da Administração Municipal, junto com a Polícia Militar e voluntários, ficam em estado de prontidão neste período para atendimento de ocorrências. Em caso de emergência o munícipe pode ligar para o telefone 199 da Defesa Civil.

*Informações da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba