Caraguatatuba Cidades Notícias

Caraguatatuba monta cinco locais para que idosos acima de 85 anos recebam a primeira dose da vacina

Tamoios News
Foto: Divulgação/PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba decidiu mudar a estratégia de vacinação dos idosos na cidade, já que nos últimos dias a vacinação casa a casa estava sendo prejudicada devido à ausência de quase 70% de idosos em seus domicílios. Com isso, serão montados cinco locais para que os acima de 85 anos possam ir receber a primeira dose da vacina.

Nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/02), das 8h às 16h, os idosos acima de 85 anos devem ir até as unidades escolares nos bairros de Norte a Sul da cidade (Jetuba, Sumaré, Indaiá, Morro do Algodão e Porto Novo), que foram identificadas pelo mapeamento geográfico da Secretaria de Saúde com maior público idoso.

A mudança estratégica se deve em função de os idosos não estarem sendo encontrados em suas residências, quando a equipe de vacinação da Vigilância Epidemiológica ia até as casas.

“Já fomos de casa em casa e agora estamos colocando a vacina a disposição nos bairros, pois muitos idosos não estão sendo encontrados em suas residências”, disse o secretário de Saúde, Gustavo Boher.

Orientações

Para o idoso não cadastrado, a Secretaria de Saúde exige apresentar no dia de vacinação um documento com foto, CPF, número do Cartão SUS e comprovante de residência. Com isso, o cadastro é feito na hora.

Já o idoso que é cadastrado, basta levar o comprovante de residência.

O idoso ou responsável que não queira acessar um dos Postos de Vacinação, basta ficar em frente à unidade escolar que a equipe de imunização aplicará a dose no idoso dentro do veículo. Importante frisar que cada idoso poderá levar um acompanhante, para evitar aglomeração.

Segundo a Secretaria de Saúde, os idosos acamados continuarão recebendo a vacina em domicílio.

Na porta de cada unidade, haverá a lista com o nome de todos os idosos cadastrados pelo Plano Municipal de Imunização na faixa etária acima de 85 anos, para a checagem.

Em todos os locais de vacinação, haverá uma equipe de enfermagem que fará a triagem dos idosos, aferindo temperatura, pressão, sintomas gripais e checando dados sobre comorbidades. Essa mesma equipe fará o acompanhamento do idoso pós-vacinação.

A Prefeitura de Caraguatatuba segue o Plano de Imunização do Governo do Estado, sendo estes dois dias exclusivos para os idosos acima de 85 anos. Para iniciar as demais faixas etárias o município aguarda o envio das doses de vacina pelo Governo do Estado.

Confira locais de vacinação e endereço

Posto 1: CIASE Sumaré – Wilson Francisco Valente (Avenida Siqueira Campos, 705 – Sumaré);

Posto 2: Centro Comunitário, Cultural e Social do Morro Do Algodão (Rua São Miguel, 825-889 – Morro do Algodão);

Posto 3: CIEFI Jetuba – Profª Maria Thereza De Souza Castro (Rua Seishi Yoshimoto, 120 – Jetuba);

Posto 4: EMEF. Prof.ª Maria Aparecida Ujio (Avenida Primeiro de Maio, 205 – Porto Novo);

Posto 5: EMEF Dr. Carlos De Almeida Rodrigues (Avenida Pernambuco, 1.101 – Indaiá).

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba