Caraguatatuba Cidades Notícias

Caraguatatuba realiza 4ª edição do Dia Mundial da Limpeza

Tamoios News

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), a Comissão Municipal Setorial de Ecologia e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca convidam os cidadãos a participarem da 4ª edição do Dia Mundial da Limpeza, no sábado, dia 18 de setembro, em praias e rios de norte a sul do município.

Levando em consideração o período de pandemia, a orientação é que os cidadãos organizem-se em grupos de, no máximo, cinco pessoas para realizarem a limpeza de praias e rios próximos de suas residências, e que elejam um líder do grupo que irá anotar as quantidades de objetos recolhidos durante a coleta para, posteriormente, o preenchimento de um formulário que será disponibilizado para que os voluntários enviem informações sobre o lixo coletado. Todos os dados serão compilados para o envio de números municipais para a Organização Nacional da Ação.

Segundo o coordenador da Comissão Setorial de Ecologia, João Henrique Oliveira, “desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos. Em 2021, vamos aumentar esse número para mais 50 milhões”.

Ele destaca que o lixo em oceanos e canais é avaliado como um dos problemas de poluição mais grave que prejudicam o planeta. “Muito mais que desagradável aos olhos, uma maré crescente de lixo marinho ameaça a saúde dos homens, animais, comunidades e economias no mundo todo. O oceano enfrenta muitos desafios, mas o lixo não pode ser um deles. O lixo dos oceanos é totalmente evitável e os dados que você coleta são parte da solução”.

Também participarão da ação, ONGs – Organizações não Governamentais, escolas e coletivos municipais engajados na preservação e cuidado com o meio ambiente.

Na quinta-feira, dia 16/9, às 19h, o Instituto Argonauta fará uma palestra online sobre a relevância da ação e a importância da contribuição de todos no levantamento de dados para dar visibilidade ao resultado coletivo da limpeza de praias e rios na cidade, no país e no mundo.

O link para participar da palestra online, assim como o formulário e informações sobre pontos de encontro com outros voluntários serão disponibilizados em breve.

*Fonte: Fundacc