Caraguatatuba Cidades Notícias

Caraguatatuba vai ser sede das Olimpíadas Estaduais da Apae no mês de julho

Tamoios News
A autodefensora da Apae de Caraguatatuba, Danielle Barroso, fala ao microfone. (Foto: Luis Gava/PMC)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caraguatatuba recebeu na manhã de quinta-feira (10) a visita da presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP), Vera Lucia Ferreira. À frente da Federação desde o ano passado, ela tem visitado as unidades para conhecer de perto a realidade das filiadas, buscando fomentar o fortalecimento do movimento apaeano no Estado.

Recebidos pela presidente local da Apae, Sonia Victor, representando o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, estava o secretário da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amaury Toledo, que acompanhou a visita em companhia de integrantes de sua equipe e da Secretaria de Educação.

Após um momento de acolhida e boas-vindas, a autodefensora Danielle Barroso agradeceu a presença de todos e compartilhou sua emoção em desempenhar a função.

O Programa de Autodefensoria é a grande bandeira da Rede APAE em defesa da valorização da diversidade e da promoção da dignidade. O desafio é trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento dessas pessoas, considerando suas necessidades e anseios e contribuir para a sua inclusão social.

Em sua fala, a presidente agradeceu a acolhida, ressaltando que a cada visita é possível aprender algo diferente. Ela também parabenizou o município que será da 8ª edição das Olimpíadas Estaduais da Apae.

Programada para o período de 18 a 23 de julho deste ano, o evento reunirá, em média, 200 alunos e cerca de 50 profissionais de 17 instituições de cuidados para pessoas com deficiência nas regiões do Alto Tietê e do Litoral Norte de São Paulo, que competem em 10 modalidades, divididas em duas categorias pensadas para garantir equilíbrio técnico entre os participantes. Uma delas é para os alunos com deficiências intelectuais e a outra para os competidores que apresentam Síndrome de Down.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba