Caraguatatuba Cidades Notícias

Cerca de 240 kg de resíduos são recolhidos em Caraguatatuba no Dia Mundial da Limpeza

Tamoios News

Voluntários estiveram em três praias de Caraguatatuba no último sábado (19), em uma ação de conscientização em alusão ao Dia Mundial da Limpeza 2020 (World Cleanup Day). Foram recolhidos 238 kg de resíduos nas praias Martim de Sá, Camaroeiro e Lagoa Azul.

Os mais de 30 voluntários retiraram das areias sacolas plásticas, bitucas de cigarro, máscaras, garrafas plásticas e de vidro, canudos de plástico, tampinhas de garrafa e embalagens de isopor.

Segundo a secretária adjunta de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Tatiana Scian, o item mais encontrado foram as bitucas de cigarros. Ela ainda acrescentou que mesmo com a proibição dos canudos de plástico, as equipes ainda encontraram uma quantidade grande do material.

“A população que frequenta os espaços precisa se conscientizar da importância de levar seu lixo embora e descartar no local correto. Nosso maior problema são com os pequenos lixos, muitas vezes ficam por baixo da areia e o mar leva poluindo as águas. Se cada um fizer sua parte, este problema terá solução”, destacou a secretária.

A ação contou com a participação de funcionários da SMAAP e da Secretaria de Serviços Públicos; da Marinha do Brasil, por meio da Delegacia das Capitanias dos Portos em São Sebastião; do Grupo Escoteiro do Mar Guaravita e da Escola de Mergulhadores Aqua Scuba.

Todos os participantes utilizaram máscaras, luvas e álcool gel, respeitando os protocolos sanitários e o distanciamento entre pessoas.

A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião também participou de ações em São Sebastião e Ilhabela. 

 

A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião também participou de ações em São Sebastião e Ilhabela.