Caraguatatuba Cidades Notícias

Chuvas em fevereiro ultrapassam média mensal em 14% em Caraguatatuba; Defesa Civil faz novo alerta

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais (Cemaden) aponta que as chuvas que caíram em Caraguatatuba no mês de fevereiro já ultrapassam a média mensal esperada para o período em cerca de 14%.

De acordo com o órgão, até terça-feira (23) foram registrados nas estações do Cemaden 327,85mm, quando a média climatológica mensal é de 287,4mm. Ele ainda alerta que para os próximos dias há previsão de muita chuva (162mm), aumentando ainda mais e deixando o município vulnerável para riscos de desastres como alagamentos e deslizamentos.

Este mesmo alerta foi feito pela Casa Militar – Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil que informa que uma nova frente fria avança pelo estado entre esta quarta-feira (24) e sexta-feira (26), havendo condições para chuvas fortes e volumosas, com momentos de tempestades severas, seguidas por raios e ventos no Litoral Norte.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o elevado acumulado em 72 horas pode chegar a 90 mm, o que gera atenção especial em áreas mais vulneráveis com risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, explica que as chuvas têm caído em áreas isoladas, aumentando o acumulado em determinadas regiões, como a norte, onde um dos pluviômetros registrou quase 200 mm em 72 horas no final de semana.

Ele orienta que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores. “A população também pode enviar um SMS para o número 40199 para receber avisos de chuvas com antecedência”.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba