Cidades Ilhabela

Afastamento de Márcio Tenório completa um ano

Tamoios News

Nesta quinta-feira(14), completa um ano o afastamento do então prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (MDB), de seu cargo. Tenório foi afastado do cargo no dia 14 de maio do ano passado após uma operação da Polícia Federal em Ilhabela.

 

A Operação Prelúdio II, deflagrada na ocasião, apura crimes de fraude a licitação, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e associação criminosa. A suspeita é que R$ 9 milhões teriam sido desviados da administração.

Operação Prelúdio no dia 14 de maio de 2019

 

Tenório foi conduzido à sede da PF em São Sebastião, prestou depoimento e foi liberado. O ex-prefeito foi denunciado por munições encontradas na casa dele. A operação, na ocasião, resultou em 21 mandados de busca, três mandados de prisão preventiva, seis mandados de afastamento da função pública – entre elas, a do então prefeito de Ilhabela.

 

Após investigações, a PF constatou a prática de crimes de fraudes em licitações, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva, e associação criminosa na prefeitura. Dois secretários municipais e três servidores municipais também foram afastados. Três pessoas que pertenceriam ao esquema foram presas pela PF.

 

Dois dias após a operação da Polícia Federal, no dia 16 de maio, Tenório seria cassado pela câmara de vereadores. Tenório foi acusado de ter autorizado, de forma antecipada, o pagamento de R$ 649.994, para a realização de um evento, o Paço do Samba, mas o evento não ocorreu.

 

Tenório

 

A vice-prefeita, Gracinha Ferreira, foi empossada no cargo no dia 22 de maio de 2019. O ex-prefeito tentou anular a sessão e buscou vários recursos na justiça para tentar retornar ao cargo, sem sucesso. Tenório permanece na Ilha, mas perdeu os direitos políticos após ser cassado pela câmara e não pode participar de reuniões ou encontros promovidos pela atual administração. Ele teria mudado de endereço e casou-se oficialmente com Juliana Louro. A Polícia Federal continua apurando o caso do suposto desvio de dinheiro na prefeitura. Não conseguimos contato com o ex-prefeito.