Cidades

Agentes de Saúde Recebem Formação Sobre Tuberculose em Ubatuba

Tamoios News
PMU
PMU

Formação foi orientada pelo consultor do Programa de Tuberculose do Estado de São Paulo, doutor Valdir de Souza Pinto

Curso possibilita mais efetividade no combate à doença

Cerca de 160 profissionais da saúde, entre agentes comunitários, enfermeiras e técnicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) participaram nesta terça-feira, 15, durante todo o dia, de curso de capacitação em tuberculose, realizado no Auditório da Unitau, no Itaguá.

A programação incluiu informações epidemiológicas sobre a doença em nível nacional, estadual e local e treinamentos sobre o diagnóstico e estratégias de tratamento. A formação foi ministrada pelo consultor do Programa de Tuberculose do Estado de São Paulo, doutor Valdir de Souza Pinto. O treinamento incluiu ainda uma prova de avaliação aplicada no início, para mensurar os conhecimentos sobre a tuberculose, e outra logo após o fim da capacitação.

O médico infectologista, Dr. Fernando Bergel, Coordenador do Programa de Tuberculose de Ubatuba, ressaltou que o treinamento da rede básica é importante principalmente porque há uma rotatividade muito grande nessa área. “Mas aqui em Ubatuba, como a grande maioria é de profissionais concursados, a formação certamente terá mais efetividade e será mais duradoura, o que ajudará a melhorar a situação dos pacientes com tuberculose no município”.

Bergel informou ainda que o tratamento de tuberculose exige uma abordagem conjunta entre vários setores frente às chamadas vulnerabilidades – condições que agravam a incidência da doença – como o uso de drogas, a situação sócio-econômica e a existência de doenças mentais. “A ESF pode colaborar muito no combate à doença, já que as equipes estão mais próximas do paciente tanto em sua residência quanto na comunidade”.

O prefeito Maurício enfatizou a importância da capacitação para o enfrentamento contínuo à tuberculose, o papel dos agentes que estão na linha de frente do cuidado da população, bem como o fato de todos os profissionais da área estarem juntos em um mesmo espaço e poderem se conhecer e trocar experiências numa conjuntura nacional que ameaça os serviços essenciais. “O Brasil é um país que se propõe a dar saúde integral para toda a população por meio do SUS – Sistema Único de Saúde. É preciso que a população valorize o SUS e continue a exigir seus direitos à creche, educação integral e à saúde. Para isso, são necessários mais recursos e não cortes. Exige também que continuemos a prestar um serviço cada vez mais de qualidade”.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMU

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.