Caraguatatuba Cidades

Apenas 35% dos adultos se vacinou contra a gripe em Caraguatatuba

Tamoios News

Dados divulgados pela equipe da Vigilância Epidemiológica (VE) de Caraguatatuba, nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Caraguatatuba ainda não atingiu a meta estabelecida em relação à imunização do grupo prioritário dos adultos (de 55 a 59 anos).

A preocupação é de que até o momento o número de imunizados desse grupo é de 1.775. Isso representa 34,73% do que foi estabelecido para a cidade pelo Governo do Estado.

A Prefeitura atingiu as metas estabelecidas em apenas dois dos seis grupos prioritários da campanha. No grupo dos trabalhadores de saúde foram aplicadas 4.382 doses da vacina. Nesse caso, o município ultrapassou a meta e chegou a 128,66%. O grupo dos idosos também chama atenção. Foram imunizados 19.778 idosos, que se refere a 169,39% da meta estabelecida.

Segundo os mesmos dados da VE, foram vacinadas 6.046 crianças (de seis meses a menores de seis anos), que representa 71% da meta designada ao município. O número de gestantes imunizadas chegou a 777, ou seja, 60% do objetivo. O total de puérperas é de 141. Nesse grupo específico, Caraguatatuba chegou a 66.51% da meta.

No município, 32.899 pessoas já foram vacinadas contra influenza (H1N1) durante a Campanha Nacional de Vacinação, que segue até o dia 24 de julho (sexta-feira). A expectativa da VE é de que as pessoas do grupo dos adultos procurem os postos de saúde para receber a dose da vacina.

“É primordial que esse grupo se imunize contra a gripe”, disse a enfermeira e coordenadora de vacinas da VE, Danielle Rodrigues.

A vacinação, que não protege contra a Covid-19 (novo coronavírus), mas imuniza a pessoa contra as demais gripes (H1N1, H2N3 e influenza B), é importante porque se a pessoa não adoece por essas doenças, ela deixa de procurar as unidades de saúde por conta dos sintomas de síndrome gripal.

A enfermeira reforçou que “essa imunização evita que o paciente vá à unidade por conta de um sintoma de síndrome gripal e também que ele adoeça e procure atendimento médico. Nesse ambiente pode estar circulando o novo coronavírus”.

Onde encontrar a vacina

Os interessados têm menos de duas semanas para procurar os postos de saúde para receberem a dose da vacina, que pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as do Tinga (região central), Massaguaçu e Tabatinga (região norte), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Quem é atendido pelas UBSs Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário. A UBS do bairro Tinga passa por reforma de melhorias do local. Por isso, a vacinação será realizada na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto.

Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Confira o endereço das escolas municipais:

EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.