Caraguatatuba Cidades

Apesar da restrição, praias registram movimento acima do normal no Litoral Norte

Tamoios News

Por Salim Burihan

Apesar das restrições feitas pelas prefeituras, que não proíbem, mas apenas recomenda às pessoas que evitem a orla, a maioria das praias tem registrado movimento acima do normal nos últimos dias.

A região tem registrado dias de verão, céu azul, muito sol e forte calor. Muita gente, a maioria composta por moradores e veranistas, tem ido às praias desrespeitando as determinações municipais, mas todos, procurando respeitar ao máximo os protocolos exigidos pela saúde.

Guarda-sóis distantes um dos outros para evitar aglomerações

Os guarda-sóis, apesar de proibidos, se espalham pelas areia das praias de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Uns distantes dos outros, evitando aglomerações. Voltaram também os collers e as cadeiras. Tem gente até levando o cachorro de estimação para brincar na areia e na água.

Em Caraguatatuba e Ubatuba os quiosques reabriram com bom movimento de clientes no sábado(20), todos com capacidade reduzida e distanciamento entre as mesas e funcionários usando máscaras.  Neste domingo, em algumas cidades, como Ubatuba, os quiosques estão proibido de funcionar.

No Quiosque do Nelsinho, em Caraguá, funcionário comemora reabertura após ficar três meses sem trabalhar

 

O quiosque Balaio Caiçara, na Praia de Massaguaçu, também, reabriu adotando todas as medidas preventivas, incluindo, a medição de temperatura de clientes e funcionários. Está funcionando das  12h às 17h, com as dez mesas  montadas com 3 metros de distância uma da outra, com no máximo 4 pessoas, apenas na área externa. O banheiro é higienizado a cada uso. Os molhos, palitos e todo material de auxílio ao serviço será individual, sachês ou embalados um a um, sem retorno. Só é permitida a entrada em áreas comuns, como banheiro, de máscara.

 

Banhistas

Veranistas compareceram em grande número nas praias da região

Marcos Nascimento disse que tem ido todos os dias na praia. Faz caminhadas pela areia, mas evita aglomerações e usa máscara quando encontra amigos para conversar. Ele disse que está cumprindo com rigor a quarentena, mas que não dá para ficar sem ir à praia.

Wilton Ribeiro, de Campinas, tem casa de veraneio em Caraguatatuba e visita a cidade nos fins de semana com a família. Ele também garante que está adotando todas as recomendações da OMS(Organização Mundial da Saúde) no dia a dia, mas sempre que pode vai para a praia.

O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e similares, Rodrigo Tavano, disse que não entende porque as prefeituras da região recomendam às pessoas para que evitem as praias. “Praia faz bem para a saúde de todos e é possível frequentá-las sem aglomeração”, afirmou.

Critérios

Em São Sebastião, de acordo com a prefeitura, foram autorizadas todos os dias, as atividades físicas individuais a serem praticadas em espaços públicos ao ar livre,  inclusive, nas praias.

O decreto municipal libera o uso da praia desde que sejam respeitadas as determinações da prefeitura: devem ser mantidos pelo menos 2 metros de distância entre um praticante e outro durante a atividade; fica terminantemente proibida a aglomeração de pessoas quando das práticas de atividades físicas individuais em espaços públicos ao ar livre; todos os praticantes devem utilizar máscara de proteção individual; o tempo de permanência do praticante deverá ser no máximo de 1 hora, permitindo que mais pessoas possam se beneficiar da prática da atividade física.

Assim, como ocorre nas demais cidades, o pessoal tem “furado” o decreto e indo tomar um banho de mar. Nota-se, no entanto, que todos procuram respeitar as regras, evitando, principalmente, as aglomerações. Basta reparar no distanciamento dos guarda-sóis.    Fica permitido o trabalho dos ambulantes, excepcionalmente, de 11 de junho a Em Sebastião, até os ambulantes foram liberados, sem o uso de mesas, cadeiras e guarda-sóis.  As marinas também estão funcionando normalmente, também, respeitando as determinações da prefeitura.

Em Ilhabela, a prefeitura liberou o acesso às praias para prática de atividades individuais e esportes náuticos em embarcações sem motores e com capacidade para até duas pessoas.

O pessoal da caminhada, do ciclismo, corridas, surf, kite surf, stand up e canoagem devem usar máscaras e respeitar o distanciamento de dois metros. É proibido o uso de barracas, cadeiras, guarda-sóis e coolers, justamente para evitar aglomerações. É recomendável que os esportistas fiquem no máximo uma hora na praia, mas não existe penalidade e nem fiscalização.

As marinas e garagens náuticas podem operar com 30% da capacidade, agendamento da descida do barco para água, os usuários não podem circular pelas instalações e  os funcionários dos estabelecimentos devem usar máscaras e todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.

Em Caraguatatuba, as praias nunca foram fechadas durante a pandemia, segundo a prefeitura. Existe apenas uma recomendação para que as pessoas evitem frequentar.

Carros de som e do GBmar(Grupamento de Bombeiro Marítimo) e  Defesa Civil circulam pelas principais praias apenas para orientação. Não existe impedimento legal e nem penalidades pela prefeitura.  As práticas esportivas individuais ao ar livre estão permitidas desde que sejam seguidos os protocolos sanitários.

A prefeitura liberou o funcionamento dos quiosques de praia. Os estabelecimentos   podem funcionar com apenas 10 mesas, também, com no máximo quatro pessoas por mesa, das 11h às 17h, de segunda a sábado.

Aos quiosques, fica permitido a montagem de até 10 mesas com no máximo quatro cadeiras cada, respeitando o espaço mínimo de 1,5 metros entre pessoas de mesas distintas que deverão permanecer fechadas até o momento da chegada dos clientes. A limpeza e higienização de mesas e cadeiras deverão ocorrer após cada ciclo de uso.

As marinas devem descer os barcos somente com horários agendados, ficando vedada a utilização de áreas comuns pelos consumidores.

Em Ubatuba, o uso da praia não é recomendado pela prefeitura, mas as atividades esportivas individuais sim. Os quiosques estão liberados nas praias de Ubatuba, mas de segunda até sexta-feira, sem mesas, cadeira e guarda-sóis na areia. As marinas podem funcionar de segunda até sexta-feira.